ESCOLA,
FAMÍLIA E COMUNIDADE JUNTAS PELA EDUCAÇÃO
A família é a
primeira escola que a criança tem acesso, na qual ela aprende os conceitos
básicos para iniciar sua vida na Sociedade. Sendo trabalhado o lado emocional e
racional a criança terá um melhor desenvolvimento, sendo assim mais preparada
para vida.
Há
desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores
como ética e cidadania estão sendo banidas e deixadas muitas vezes de fora da
formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a
escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar
a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com
objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se
tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos
educandos. Não é justo colocar as obrigações de ensino e aprendizagem somente
para escola, pois, a família e a comunidade têm que andarem juntas, para
alcançar um objetivo comum, ou seja, a aprendizagem do aluno para estar apto a
viver em sociedade.
Para ter uma educação de qualidade é necessário ter em mente
que a família deve estar sempre presente na vida escolar de seus filhos em
todos os sentidos, ou seja, é preciso uma interação entre escola e família.
Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois são elas que
formam os primeiros grupos sociais de uma criança. “O espaço escolar não apenas
é necessário para ensinar a ler palavras, mas antes, como um espaço que nos
ensina a ler a realidade, agir sobre ela para então resultar em ações
transformadoras.” (Freire 2002, p.90)
O sucesso
escolar só é realizado com a colaboração escolar, família e da comunidade,
bairro, vizinhança e as instituições locais. Trabalhando em conjunto a formação
do educando será garantida.
Referência
KUROSKI,
Cristina. Estrutura e funcionamento do
ensino. 2º Ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.
PAROLIN, Izabel.
Professores Formadores: A Relação entre
a Família, a Escola e a Aprendizagem – Práticas Educativas. Positivo. Ed.
2003
CURY, Augusto Jorge, Pais Brilhantes, Professores
Fascinantes. Rio de Janeiro, Ed. Sextante. 2003
A
CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE UM SER CRÍTICO.
A Educação não é
dever só da escola, mas, também da família, pois, o educando precisa de um
pleno desenvolvimento para que possa exercer sua cidadania e também se
qualificar para o trabalho em sociedade.
A família e a
sociedade envia para a escola, um indivíduo que já possui algum conhecimento. A
criança aprende com a família e a sociedade padrões de conduta, esses por sua
vez possui regras e limites. A comunidade que a criança está inserida possui
uma identidade própria, ou seja, tem sua própria cultura, costumes,
alimentação, preceitos morais, religiosos. A escola é um espaço onde as
crianças vão construir novos conhecimentos e aprender a respeitar outras
verdades, outras culturas. Na escola a emoção se mistura com a razão em busca
de sabedoria.
O aluno
aprende quando o professor aprende; ambos aprendem quando pesquisam. Como diz
Paulo Freire (1997:32), “faz parte da natureza da prática docente a indagação,
a busca, a pesquisa”. Para melhorar a qualidade da escola pública é
preciso investir na formação
continuada do professor. É fundamental reafirmar a dignidade e a
“boniteza” (Freire) dessa profissão, diante da desistência, da lamúria, do
desânimo e do molestar docente, provocado pela exaustão emocional, pela baixa
autoestima e pelo pouco reconhecimento social dessa profissão. Ao lado do
direito do aluno aprender na escola, está o direito do professor dispor de
condições de ensino e do direito de continuar estudando. A qualidade da
educação precisa ser encarada de forma sistêmica: da cresce ao pós-doutorado. A
educação só pode melhorar no seu conjunto. “Nenhuma política educacional pode
produzir resultados positivos sem uma integração orgânica entre os diversos
níveis de ensino, particularmente entre a Educação Básica e o Ensino Superior”
(Machado, 2007:279). Medidas isoladas não irão surtir efeito.
Com o
comprometimento da família, comunidade e escola no processo de ensino e
aprendizagem, o filho, o cidadão o aluno, ficará mais confiante, criativo e crítico.
Essa mudança fará com que a sociedade receba um individuo mais preparado para a
vida.
Referência
KUROSKI,
Cristina. Estrutura e funcionamento do
ensino. 2º Ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.
PAROLIN, Izabel.
Professores Formadores: A Relação entre
a Família, a Escola e a Aprendizagem – Práticas Educativas. Positivo. Ed.
2003
MALDONADO, Maria
Tereza. Comunidade entre pais e filhos: a
linguagem do sentir, 27º ed.Petrópolis. Ed. Vozes. 2002
pessoal deixe seu comentário, para que eu possa estar sempre melhorando. Obrigado.
ResponderExcluirmuito bom texto!!!!
ResponderExcluirMuito bom!
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