sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO INCLUSIVA



AS POTENCIALIDADES Á CIMA DAS INCAPACIDADES

A preocupação com a educação de pessoas com deficiência ocupa um lugar de destaque no conjunto da obra de Vigotsky, sua maior parte, entre 1925 e 1929, versando sobre o desenvolvimento psicológico e a educação de pessoas com deficiência. Na realidade, o interesse de Vigotsky por essas questões decorria tanto de preocupações científicas quanto de seu compromisso com as transformações sociais.  O período pós revolução de 1917 trouxe consigo a situação de milhares de crianças em condição de vulnerabilidade, muitas delas com deficiência. Na tarefa de responder adequadamente a essa demanda social, o governo soviético envolveu Vigotsky na elaboração de propostas educacionais coerentes com o contexto político e social vigente. Na década de 80 os textos de Vigotsky começou a ser discutido aqui no Brasil, mas só a partir da década de 90 com a “Declaração de Salamanca”, surge a Inclusão escolar que veio para romper o paradigma educacional existente a estrutura curricular fechada e com a homogeneidade na escola. As pessoas com deficiência são reconhecidas como cidadãs e aceitas na escola, pois, a partir desse momento todos independente de suas limitações tem direitos iguais.
Desse processo surge o desafio no campo educacional, pois para que ocorresse a inclusão seria necessário a reforma e a reestruturação das escolas como um todo. Impondo as escola: lidar com a diversidade e buscar respostas para as diferentes necessidades educacionais. Trabalhar com o nível de conhecimento, adaptar o ensino ao interesse e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno e ajudá-lo a progredir e a ter experiências significativas de aprendizagem.
A partir do entendimento de que o desenvolvimento humano se processa por meio de rupturas e transformações, é que Vygotsky (1987) aponta como fator preponderante da condição humana, a criação e o uso de “estímulos auxiliares” ou “artificiais” que fazem parte dos instrumentos da cultura, na qual o ser humano é inserido ao nascer (PINHEIRO, 2000). Nesse contexto, o desenvolvimento segue as mesmas leis para todos os humanos: aparece primeiro coletivamente, no(s) outro(s)social(ais), externamente, para em seguida, ser apropriado pelo sujeito, tornar-se internalizado. Não obstante, o desenvolvimento não segue o mesmo curso para todas as pessoas e pode ser complicado por atraso em uma área, como é o caso da deficiência intelectual.
A educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, tendo por objetivo eliminar a discriminação e a exclusão, para garantir o direito à igualdade de oportunidades e à diferença, transformando os sistemas de ensino, de modo a propiciar a participação de todos os alunos, com foco específico naqueles que são vulnerá-veis à marginalização e exclusão. Cláudia Pereira Dutra. “Com uma nova concepção de ser humano, ética, cultura e sociedade, e também com a evolução do conhecimento científico acerca da inteligência humana, a educação passa a ser definida e viabilizada como direito de todos. À medida que existe esta mudança de mentalidade nas escolas, altera-se o pensamento e a realidade cultural do País”.

CARVALHO, D. C. (2002). A psicologia frente a educação e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, 1(7), 51-60.
DAVIS, C. & Silva, F. G. (2004). Conceitos de Vigotsky no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 123(1), 633-661.
TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina. Políticas nacionais de educação infantil: Mobral, educação pré-escolar e a Revista Criança, 222 p. Tese (doutorado). Campinas, (SP): Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
FREITAS, M. T. A. (2004). O pensamento de Vygotsky nas reuniões da ANPEd (1998-2003). Educação e Pesquisa, 1(1), 109-138.
GARCIA, R. M. C. (1999). A educação de sujeitos considerados portadores de deficiência: contribuições vygotskianas. Ponto de vista, 1(1), 4-90.
VIGOTSKY, L.S. Fundamentos da defectologia. Em obras completas. Havana: Editorial Pueblo Y Educacion, Tomo

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