quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Teocentrismo X Antropocentrismo



REDAÇÃO: 21/01/12 o Humanismo no Renascimento e a sua concepção de Idade Média
“A QUEDA DE UM, É O TRIUNFO DE OUTRO”
A fase Renascentista (XIII á XVII) da história fez a ligação entre Idade Média (século V ao XV) e a Idade Moderna (29 de maio de 1.453, ou século XV). Antes de falarmos sobre o humanismo no Renascimento, vamos refletir como esse fato importante teve seu início. Começou com a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras,
favorecendo um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais, em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.
A ruralização da economia atingiu diretamente as classes sociais. Antes tinha a classe de escravos e plebeus, após o ingresso dos povos germânicos, uma nova classe surgiu, a campesina que consolidou como a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, o camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos invasores bárbaros e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal. Após a morte do senhor feudal os feudos eram passados para o primeiro filho homem, para que não houvesse a divisão das terras. Os outros filhos nobres, mas sem terra, ingressavam nas cruzadas religiosas, que tinha como objetivo a expansão da religião católica, mas, os nobres sem terra iam para conseguir um pedaço de terra. Até nessa época o que prevalecia era o teocentrismo, ou seja, Deus era o centro de tudo, quem dominava era a igreja.
Voltando aos feudos, após as invasões bárbaras ficarem mais contidas, as pessoas começam a sair ou fugir dos feudos e se aglomerarem fora das muralhas, formando os burgos, as cidades. Com isso surgindo uma nova classe social, os burgueses, que não aceitavam as leis da igreja que colocava os empréstimos, o lucro, como sendo pecado. Nesse período a igreja católica estava enfraquecida, para continuar no poder, surge os Estados Absolutistas, que une a igreja e os nobres. Quem escolhia o rei que ia governar era a igreja, e esse era visto como representante soberano de Deus. Os nobres tinham sangue a azul, mas não tinham dinheiro, então começaram os casamentos entre a nobreza e a burguesia.
Com o aumento das cidades, têm início as grandes navegações, que levam as pessoas a valorizar crescentemente as conquistas humanas. Esses fatores combinados levam a um processo que atinge seu ponto máximo no Renascimento. Como conseqüência dessa nova realidade social, o Teocentrismo pregado e defendido durante tantos anos pelas classes anteriores, passa a dar lugar para o Antropocentrismo, nova visão onde o homem se coloca como sendo o centro do Universo. Tudo passa a ser comprovado pela razão e não pela fé. O homem passa a ser encarado como ser humano, e não mais como a imagem de Deus. Todas as Artes passam a ser mais humanistas, os poemas e as músicas da época passam a retratar mais o ser humano em sua formação.
Essas mudanças, não significam que a religião estava acabando, mas, apenas que nesse momento os artistas passavam a embutir em suas obras também o lado humano.
Apartir do surgimento dos burgueses, das cidades, do antropocentrismo, também começa a Modernidade.
Então por esse motivo a todo o momento para entendermos as mudanças das classes sociais e econômicas e culturais e artísticas atuais, precisamos primeiro entender seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário