sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NAÚFRAGOS, TRAFICANTES E DEGREDADOS



A CONTRIBUIÇÃO DOS NAÚFRAGOS, TRAFICANTES E DEGREDADOS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL
Os excluídos que viraram heróis
No dia 22 de abril de 1500, Brasil foi conquistado pelos portugueses, mas, nos próximos trinta anos o Brasil ficou abandonado, pois os portugueses não viam nele a possibilidade de dar lucros para a coroa. Para os portugueses, o único produto de valor no Brasil, era o pau-brasil, que era utilizado para o tingimento de tecido, mas mesmo assim, seu valor era sete vezes menor que as especiarias da África e Ásia. Os primeiros colonizadores europeus foram os degredados, ou seja, pessoas que tinham cometido algum crime em sua pátria, que foram forçados a cumprir sua pena na Colônia. Náufragos e traficantes.  Esses primeiros colonizadores foram de estrema importância nos primeiros anos da colonização, visto que, estes já estavam bem integrados à cultura dos índios brasileiros. Foram eles os responsáveis pelo conhecimento de diversos saberes indígenas, tais como: localização de reservas de pau-brasil, fontes de água, trilhas e caminhos indígenas, conhecimento da fauna e flora e do conhecimento da técnica da fabricação da farinha de mandioca.  Muitos destes acabaram casando com filhas dos chefes tribais e o fruto dessa relação com os índios acabou sendo muito benéfico para o futuro processo de colonização do Brasil. O pau-brasil não era achado em único lugar, mas sim espalhado e a ajuda dos nativos era de extrema importância para que eles fossem localizados, esses primeiros colonizadores faziam intermediação entre os interesses dos portugueses e os índios, os índios mostravam onde estavam o pau-brasil e em troca ganhavam quinquilharias com: espelhos, perfumes, roupas., etc. Os corsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para um outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, porém com poucos resultados.
Os portugueses continuaram a exploração da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazéns e postos de trocas com os indígenas. O rei de Portugal organizou em 1530, a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. Dando origens as Capitanias Hereditárias, que vieram à falência. Logo em seguido foi instituído o Governo Geral, com sede em Salvador, que ficou conhecida como a primeira capital do Brasil.
BUENO, Eduardo Luiz de. Náufragos, traficantes e degredados: as primeiras expedições ao Brasil: 1500-1531. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
SOUZA, Evaristo André, Thiago Juliano Sayão.  História do Brasil Colonial. Indaial: UNIASSELVI, 2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_Col%C3%B4nia
http://www.suapesquisa.com/colonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário