sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR PARTICIPATIVO




PLANEJAMENTO ESCOLAR PARTICIPATIVO

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. No ambiente escolar não é diferente, mas para que haja um planejar participativo e democrático há a necessidade da participação de todos os atores da educação é fundamental para garantir a gestão democrática, pois é assim que todos estarão envolvidos nas decisões e construções de propostas (planos, programas, projetos, ações, eventos), como processo de implementação, acompanhamento e avaliação."É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 1992, p. 221). Muito se tem falado hoje, e procurado colocar em prática a democratização do acesso e permanência na escola, inclusive depois da criação da (LDB, 9394/96), vê em seu artigo 14 uma forma de administração escolar mais democrática e mais participativa, incluindo a participação de pais, alunos, professores, direção, comunidades, para uma maior participação dentro da escola em eventuais conselhos, projeto político pedagógico, participação na satisfação sobre os investimentos da verba escolar, enfim, a gestão democrática hoje é realidade dentro das escolas, e este princípio tornou se mais transparente e participativa as decisões da escola e sua administração, e permitiu que a relação com gestores e diretores de escola e sua equipe, fossem mais próximas. Mas é importante não esquecer que ainda hoje, muitas vezes em algumas instituições se encontram gestores, com atitudes autoritárias e centralizadoras, distantes da ação dos docentes, não trabalhando de uma forma participativa, mas resolvendo problemas sem o diálogo e a participação. Todos os profissionais da educação, devem sonhar, agir, refletir e idealizar, sua participação dentro da educação, para ir em busca de uma educação de maior qualidade e mais participativa e a cima de tudo dialógica.



LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995
SANT'ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto, 1995.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LEI 9394/96. Brasília: Congresso Nacional, 1996. 

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