sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

COLONIALISMO PORTUGUÊS



MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AO COLONIALISMO PORTUGUÊS

O movimento de resistência ao colonialismo português teve seu início com conjuração Mineira de 1789, depois Conjuração Baiana e 1798 e finalmente a Revolução Pernambucana. A Revolução Pernambucana começou por causa da crise econômica Nordestina, provocado pela queda do preço do açúcar e do algodão no mercado internacional. Em 1816 ocorreu uma intensa seca que provocou um declínio na produção agrícola, prejudicando ainda mais os negócios dos proprietários rurais nordestinos.
Além de todo esse prejuízo causado pela crise econômica, os senhores de terra eram obrigados a pagar muitos impostos instituídos por D. João, para cobrir as despesas da família real e os gastos de guerra, a urbanização do Rio de Janeiro e os rombos nos cofres públicos provocados pela corrupção e pelo desperdício. Por tudo isso houve o descontentamento dos antilusitano, aumentando cada vez mais.
Seu principal revolucionário era o patriota Domingos Martins que era apaixonado pela filha de um português riquíssimo Maria Teodora da Costa, esse romance era proibido, mas mesmo assim Martins não êxito em comandar a Revolução.
Influências externas da Revolução Pernambucana de 1817. Conhecida como Insurreição Pernambucana:
- pensamento iluminista- igualdade e fraternidade
-revolução Francesa;
-independência das treze colônias inglesas na América do norte
Em Pernambuco o ideal de independência unia grupos sociais: Os proprietários rurais:- queriam a redução de impostos
- autonomia da região – autogoverno
-controle da economia
-fim dos privilégios lusitano (portugueses)
-fim dos impostos da coroa remetido para coroa Portuguesa
As camadas dominantes queriam:
-mudanças políticas
Por tanto as camadas dominantes não tinham nenhum interesse em estar mudando as estruturas sócio-econômicas, ou seja, latifúndios, escravidão e monocultura exportadora, tudo seria mantido.
Por outro lado as outras camadas sociais estavam interessadas em mudanças sociais radicais, pois desejavam igualdade de direito para todos. O governador de Pernambuco sabendo que estava tendo rebelião mandou prender alguns membros da maçonaria, esse fato acabou desencadeando a ação dos revoltosos, que em março de1817 prenderam o governador e implantaram um governo provisório revolucionário republicano, mudaram a bandeira e implantaram uma nova constituição.
O movimento resistiu por mais de dois meses, conseguindo inclusive a adesão das províncias do Rio Grande do Norte e de Paraíba. Tropas reais portuguesas combateram o exército revolucionário, por terra e por mar, não resistiu, ocorreram prisões e execuções dos lideres da rebelião. O sonho durou apenas 74 dias e acabou debaixo de uma repressão violenta e muito cruel, que fez 2.500 vítimas. Seu significado e conseqüências, porém, foram imensos. 
wikipedia.org/wiki/Revolução_Pernambucana
OLIVEIRA, Paulo Santos. A Noiva da Revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário