sábado, 27 de abril de 2013


FATORES QUE AMPLIARAM O ESTUDO DA HISTÓRIA REGIONAL 02/04/2013
Quando estudamos a história a partir do enfoque, História Regional, estamos enfatizando a necessidade de pesquisarmos espaços e contextos que ficam esquecidos, estamos salientando a necessidade de ampliarmos os objetos de estudos para conhecermos melhor a história do país, valorizando as peculiaridades. O estudo regional nos permite estabelecer comparações, uma vez que, ao estabelecermos uma relação do regional com o nacional, nossa visão e compreensão de determinado fato se amplia, possibilitando romper com estereótipos historiográficos.
[...] o estudo regional oferece novas óticas de análise do estudo de cunho nacional, podendo apresentar todas as questões fundamentais da História (como os movimentos sociais, a ação do Estado, as atividades econômicas, a identidade cultural etc.) a partir de um ângulo de visão que faz aflorar o especifico, o próprio, o particular. A historiografia nacional ressalta as semelhanças, a regional lida com as diferenças, à multiplicidade. A historiografia regional tem ainda a capacidade de apresentar o concreto e o cotidiano, o ser humano historicamente determinado, de fazer a ponte entre o individual e o social. [...] (SILVA, 1990, p.13).
No Brasil, os estudos regionais de história proliferaram, sobretudo, a partir das décadas de 1970 e 1980. Suas maiores expressões ocorreram com mais intensidade no campo da História Agrária e da História Política. Esses estudos continham por pressupostos metodológicos a pesquisa empírica, quase sempre ancorada sobre um número expressivo de fontes seriadas, o qual só era possível de ser realizado através de um recorte espacial regional bem específico.
Apartir de seu surgimento o estudo da história regional foi se ampliando pelo fato de não bastar mais só estudar a história do Brasil, mas era preciso saber questões mais particularizadas de cada região brasileira, pois cada uma tinha sua história. Com todo esse interesse por temas regionais houve a instalação e ampliação de cursos de pós-graduação em todo país, comprometidos com temas locais. As transformações recentes da história brasileira, que mudaram fortemente a organização espacial do país, com destaque para região Norte e Centro Oeste foram também um dos motivos desse interesse em conhecer e saber as peculiaridades de cada região, pois até mesmo porque o conceito de região sofreu modificação.
A história regional proporciona ao historiador entender ainda mais o espaço global, pois possibilita saber dos detalhes que levaram a esta ou aquela mudança tanto no lado político, social ou econômico de uma região, ou maior, do país.

REFERÊNCIAS
BARROS, José D’ Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ:
Ed. Vozes, 2004.
SILVA, V. A. C. Regionalismo: o enfoque metodológico e a concepção histórica. In: SILVA, M.
JUNGBLUT, Cesar Algusto. História Regional. Indaial: Uniasselvi, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário