domingo, 21 de julho de 2013

PLANO DE AULA : PERÍODO NEOLÍTICO

PLANO DE AULA

Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Colégio Estadual Cianorte
Diretor (a): Silmara Toledo
Coordenador (a): Jane Lopes
Professor (a) Regente: Jéssica Alcantara Turma: 6º C/ 6º D Período: matutinho
 Nome do (a) Estagiário (a): Luzimar Luzia Ribeiro Donda Turma: HID- 0187



Conteúdo: PERÍODO NEOLÍTICO - DA  IDADE DOS METAIS AO SURGIMENTO DAS CIDADES


Objetivos: Esclarecer sobre as mudanças que ocorreram no intervalo de tempo entre o Período Paleolítico e o Neolítico até chegar a Idades dos Metais e o Surgimento das Cidades, pois é estudando o passado que entendemos a evolução da humanidade até os dias atuais. Através desse intervalo de tempo os alunos entenderam o porquê vivemos em casas, cultivamos nossos alimentos, deixamos de ser nômades, usamos roupas, utilizamos o fogo, utilizamos utensílios para cozinhar a comida, e muitos outros porque...


Recursos: Livro didático, quadro negro e giz, material impresso: (texto, caça palavras, Avaliação), mapa.

Sequência didática: No início foi feita a apresentação à turma, como sendo eu a professora regente daqueles dias, com total responsabilidade sobre eles. Depois foi apresentado o tema que seria abordado, e feito uma breve explanação sobre o mesmo. Nesse primeiro dia, como ia ser explicado sobre algo que aconteceu no período Neolítico, resolvi voltar ao período Paleolítico até chegar no conteúdo que iria explicar de fato, para que os alunos entendessem a evolução da história dos homens e que tudo não apareceu feito um passe de mágica, mas sim de um processo evolutivo. Passei no quadro negro uma planilha onde era feito um paralelo sobre o período Paleolítico e período Neolítico, com os dados mais relevantes. No segundo dia essa mesma planilha foi explicada, visto que no dia anterior o tempo só deu para fazer a introdução do conteúdo e passar a planilha. Nesse segundo dia deu para fazer a leitura e a explicação de um texto sobre o período Neolítico, onde era mencionados a Idade dos Metais e o Surgimento das Cidades, e a distribuição de um mapa do atual Iraque para que eles achassem a região entre os rios Tigre e Eufrates, chamada Mesopotâmia. Logo após essas atividades, foram distribuídos caça-palavras, onde os alunos tinham que procurar algumas palavras que iriam ajudá-los a fixar o conteúdo do texto, como não deu tempo para terminar, foi deixado como tarefa. O terceiro dia foi avaliativo, os alunos receberam uma folha com sete perguntas de múltiplas alternativas, onde eles tinham que marcar somente a alternativa correta e uma alternativa de completar. Depois de fazerem a avaliação foi feito a despedida e para lembrar que ainda são crianças, me despedi de cada um com um pirulito e um beijo.

Avaliação: Foi feito através da observação, interação com o conteúdo, através de trabalho em folha impressa.


Referências:
Projeto Araribá: História/organizadora. Editora Moderna. 2º edição- São Paulo
HEUER, Johanna Wolfram. Pré-história. Indaial. Ed. Grupo UNIASSELVI, 2007


Anexos:

1-PARALELO ENTE O PERÍODO PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO

2-TEXTO: PERÍODO NEOLÍTICO- A IDADE DOS METAIS E O SURGIMENTO DAS CIDADES

3-MAPA DO IRAQUE- PARA ENCONTRAR A MESOPOTÂMIA

4-RESPOSTAS DO CAÇA- PALAVRA

5- CAÇA-PALAVRAS

6-AVALIAÇÃO

7-AVALIAÇÃO: MARIA EDUARDA CARDOSO MIOTO

8-AVALIAÇÃO: ALAN MANOEL CASTRO RODRIGUES

9-AVALIAÇÃO: ELITON DA SILVA B.

10-RESULTADO DA AVALIAÇÃO E MÉDIA DE APROVEITAMENTO

 

 


















1-PARALELO ENTRE O PERÍODO PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO


PALEOLÍTICO – Clima frio



NEOLÍTICO - Clima tropical
2 milhões de anos


10 milhões de anos
Descoberta do fogo


Descoberta da agricultura
Viviam da caça da pesca e coleta de frutos
silvestres


Alem de caçar, pescar e coletar começaram a 
plantar e colher.
Moradias simples feitas de madeiras e ossos,
coberto por peles de animais


Casas construídas uma do lado da outra, feito
de tijolo  cru e madeira.
Utilizavam a pele de animais como roupa


Teciam roupas de linho e algodão
Eram nômades


Viviam em aldeias, depois em cidades,  Catalhuyuk
e Jericó
Fabricavam instrumentos de pedra, ossos e
madeira


Fabricavam instrumentos, utilizando, metais como:
cobre, bronze, e ferro, e cerâmica.
A propriedade era coletiva, ou seja, tudo era
repartido Igualmente entre todos.


A propriedade privada, pois, há divisão do trabalho,
artesão, dentistas, médicos, sapateiros, escribas,
 soldados.
Não tinha definição de poder


Havia o Patriarca, ou Rei, que detinha o poder
Não tinha o comércio


Com o excedente agrícola, há a prática de escambo
Não tinha cobrança de impostos


Tinha além da cobrança de impostos, leis para julgar
crimes, e tudo que fosse necessário para fazer
funcionar o Estado.
Pinturas rupestres como forma de comunicação
e registro.

A utilização da escrita, chamada hieróglifos 4.000 a.C.
(egípcios)

fonte: Luzimar Luzia Ribeiro Donda 


 

2-PERÍODO NEOLÍTICO - A IDADE DOS METAIS E O SURGIMENTO

 DAS CIDADES

Teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os enormes animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza. Através da observação das mulheres que eram responsáveis pela coleta de raízes e frutos, puderam verificar que as sementes uma vez enterradas no solo davam origem a novas plantas. Surgindo assim a agricultura, o cultivo era coletivo, não havendo desigualdade social até esse momento.
Os principais produtos cultivados eram o trigo, o arroz, o painço e o milho. Houve a domesticação e criação de animais, como: gado, cabra e porcos, cachorro, a partir desse momento os homens se tornavam ociosos e não precisavam mais mudar de lugar a procura de alimento, a população aumentou consideravelmente, pois não tinham a falta de alimento. Descobriram a técnica da fiação, surgindo assim as roupas feitas de linho e algodão. Logo em seguida surgiram os utensílios, primeiro de cerâmica, que era resistente ao fogo, para o preparo de alimentos.
Logo em seguida surgi, as panelas, agulhas, pregos, pinças, conchas, a roda o arado, armas, etc., que eram fabricadas com o uso de metal. O primeiro a ser usado foi o cobre (8 mil anos) para fazer estatuetas e enfeites, por ser um metal mole, fácil de modelar, depois veio o uso do bronze (6 mil anos), que era mais resistente. Os egípcios e os mesopotâmicos aumentaram seu poder militar graças ao conhecimento do uso do bronze, na fabricação das armas. O ultimo metal a ser usado foi o ferro em 1.500 a.C., produzindo armas mais duradoras e aperfeiçoando instrumentos agrícolas e criando novos tipos de utensílios e ferramentas, como o alicate.
Com todos esses avanços as pessoas não precisavam mais mudar de lugar, surgindo as primeiras aldeias, que cada vez mais precisavam aumentar suas áreas de cultivo pelo excesso de população. As aldeias começam a se unir e construir sistemas de irrigação, para que houvesse produção de alimento até fora da temporada das chuvas, para irrigação era utilizado as águas do rio Nilo, (Egito), rio Tigre e Eufrates, (Mesopotâmia, ou atual Iraque), em toda a área próxima a esses rios eram feito o cultivo, pois possuíam um solo fértil, aumentando assim, a produção agrícola e gerando um excedente, que podia ser trocado com outras tribos surgindo assim o escambo, primeira forma de comércio.
Quando as aldeias começaram a se unir, provocou a formação das Cidades. Essas cidades foram se formando perto das margens dos rios, Nilo, Tigre, Eufrates, Amarelo e Azul e o rio Indo. As Cidades mais antigas do mundo são Catalhuyuk ( 9 mil anos atrás, não tinha poder centralizado) e Jericó a cerca de 6.500 anos atrás. A cidade de Jericó ficava localizada entre o rio Jordão e o Mar Morto. As cidades tinham duas características básicas: maior divisão do trabalho e centralização política. Com o uso dos utensílios na agricultura cada vez precisava de menos pessoas no cultivo. Essas pessoas foram fazer outros serviços conforme suas habilidades pessoais, (artesanato e prestação de serviços), surgindo fabricantes de cerâmicas, utensílios de metal e fabricação de tecido, outros serviços como, médicos, soldados e sacerdotes, surgindo assim a propriedade privada.
Como estava precisando de uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, recrutar trabalhadores, organizar a defesa, fazer as leis e julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado. O palácio era o local onde os servidores se reuniam com o rei, existiam templos, onde os sacerdotes cultuavam os deuses protetores da cidade. Com o surgimento das cidades houve a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados, desenvolvendo assim a escrita por volta de 4.000 a.C.(hieróglifos egí


3-MAPA DO IRAQUE- PARA ENCONTRAR A MESOPOTÂMIA, QUE FICA ENTRE O RIO TIGRE E EUFRATES.

 







5-CAÇA-PALAVRAS


CAÇA - PALAVRAS
PERIODO NEOLÍTICO


A
F
C
R
S
W
I
S
O
I
R
Agricultura
L
G
E
T
O
K
L
I
N
E
M
Mulheres
D
A
R
G
D
H
Y
E
K
S
W
Cereais
E
R
E
I
A
V
B
M
T
C
R
Animais
I
T
A
R
C
M
Q
W
P
R
S
Domesticados
A
E
I
R
I
U
C
V
R
I
I
Metal
S
S
S
I
T
L
L
F
O
T
A
Cobre
A
A
E
G
S
H
Ç
T
D
A
M
Bronze
D
N
R
A
E
E
P
H
U
B
I
Ferro
A
A
V
Ç
M
R
K
B
T
R
N
Produtividade
I
T
I
Ã
O
E
W
B
I
R
A
Irrigação
M
O
Ç
O
D
S
M
K
V
F
I
Rios
Â
R
O
S
E
D
A
D
I
C
E
Mesopotâmia
T
T
S
O
L
T
E
U
D
K
O
Escambo
O
E
A
W
F
E
S
K
A
Ç
E
Aldeias
P
C
E
B
G
E
C
Ç
D
L
Z
Cidades
O
O
R
R
E
F
A
U
E
J
N
Poder
S
B
T
O
I
U
M
Y
E
R
O
Artesanato
E
R
V
E
H
J
B
B
U
E
R
Serviços
M
E
T
A
L
P
O
D
E
R
B
Escrita

fonte: Luzimar Luzia Ribeiro Donda 


6-AVALIAÇÃO, desenvolvida por: Luzimar Luzia Ribeiro Donda


1)Qual foi a principal mudança que ocorreu no mundo que favoreceu a descoberta da agricultura?
a)Foi o hábito que as mulheres tinham de enterrar o lixo orgânico, possibilitando assim a agricultura.
b)As mudanças climáticas possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza, favorecendo a descoberta da agricultura.
c)A principal mudança foi a divisão do trabalho, onde os homens ficavam responsáveis pela coleta e as mulheres por cuidar da casa e dos filhos.

2) A alimentação das pessoas ficaram mais enriquecidas, pois além do cultivo de trigo, o arroz, o painço e o milho. Houve Também a integração de forma mais simples de outro tipo de alimento. Qual foi esse alimento.
a) Com a domesticação e criação de animais, como: gado, cabra e porcos, as pessoas tiveram mais facilidade em conseguir alimentos, melhorando ainda mais a sua alimentação.
b) Esse alimento que teve uma maior facilidade em estar consumindo é o peixe, pois foram inventadas varas e redes para pesca.
c)Esse alimento foi a farinha de milho, arroz e trigo.

3)Quais foram os materiais utilizados para a fabricação dos utensílios, armas no período do Paleolítico?
a)Pedra lascada, ouro, e argila        b)Cerâmica, bronze, cobre e ferro.                 c)Madeira, osso e pedra.

4)Na era Glacial o homem usava peles de animais para se aquecer, após o descongelamento e o clima mais ameno houve a necessidade de mudanças. No período Paleolítico os homens descobriram?
a)Que podiam andar nus, sem nenhum tipo de vestimenta, pois o clima era mais quente.
b)Surgiu a máquina de costura, facilitando a fabricação de roupas de folhas.
c) Descobriram a técnica da fiação, surgindo assim às roupas feitas de linho e algodão.

5)Com o excedente na produção de alimentos, os homens não precisavam mais mudar, a procura de alimentos, com isso houve um aumento da população, surgindo as primeira ______________.Com a união da aldeias, surgiram as primeiras__________.

6)As cidades surgiram perto de qual recurso natural?
a) Surgiram perto de florestas, facilitando a coleta de frutos silvestres.
b) Essas cidades foram se formando perto das margens dos rios, onde o solo era mais fértil para o cultivo de cereais.
c)Surgiram perto do deserto, onde tinha o solo mais fértil.

7) As primeira cidades foram Catalhuyuk ( 9 mil anos atrás, não tinha poder centralizado) e Jericó a cerca de 6.500 anos atrás. A cidade de Jericó ficava localizada entre o rio Jordão e o Mar Morto. Na Cidade de Jericó existia o poder centralizado, ou seja, tinha um patriarca que comandava a Cidade. Esse patriarca tinha total poder sobre a sociedade. Quais eram os mecanismos que ele usava para organizar melhor a sociedade?
a)Para organizar melhor a sociedade foram criados e feito a cobrança de impostos, foi recrutado trabalhadores, organizado a defesa, feito as leis  para facilitar o julgamento dos crimes.
b) Para organizar melhor a sociedade foram feitos muralhas, para que houvesse a separação entre os artesãos e os comerciantes.
c) Para organizar melhor a sociedade foram feito a separação entre os homens e as mulheres.

8) Com o surgimento das cidades houve a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados. Desenvolvendo assim um mecanismo que é usado até hoje. Qual é esse mecanismo, em que ano aconteceu?
a)a escrita 4.000 a.C                         b)o papel 105 d.C                           c)grafite em 1564