domingo, 21 de julho de 2013

PROJETO DE ESTÁGIO- UNIASSELVI




















































SUMÁRIO
1 -ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.............................................................................................
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................................................
3-OBJETIVOS..............................................................................................................................
4- METODOLOGIA....................................................................................................................
5-CRONOGRAMA DO ESTÁGIO ...........................................................................................
6-REFERÊNCIAS........................................................................................................................
7-ANEXO I- RELATÓRIO DE ESTÁGIO...............................................................................
8-ANEXO II- CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR, PLANEJAMENTO, TURMA
9-ANEXO III- TRABALHOS REALIZADOS NA REGÊNCIA...........................................
9-ANEXO IV-REGISTRO DE FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO............................................
10-ANEXO V- FICHA 2- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO....................
1
1
2
2
3
3
3
12
16
28
29
































 

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO


Período Neolítico - da Idade dos metais ao surgimento das cidades

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Para trabalhar o conteúdo sobre “A Idade dos Metais e o Surgimento das Cidades”, foi elaborado esse texto abaixo, utilizando o livro dos alunos, projeto Araribá e o livro sobre a Pré-história da UNIASSELVI.

O Período Neolítico teve início por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os enormes animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou um contato humano mais intenso com a natureza. Através da observação das mulheres que eram responsáveis pela coleta de raízes e frutos, puderam verificar que as sementes uma vez enterradas no solo davam origem a novas plantas. Surgindo assim a agricultura, o cultivo era coletivo, não havendo desigualdade social até esse momento.
Os principais produtos cultivados eram o trigo, o arroz, o painço e o milho. Houve a domesticação e criação de animais, como: gado, cabra e porcos, cachorro, a partir desse momento os homens se tornavam ociosos e não precisavam mais mudar de lugar a procura de alimento, a população aumentou consideravelmente, pois não tinham a falta de alimento. Descobriram a técnica da fiação, surgindo assim as roupas feitas de linho e algodão. Logo em seguida surgiram os utensílios, primeiro de cerâmica, que era resistente ao fogo, para o preparo de alimentos.
Logo em seguida surgi, as panelas, agulhas, pregos, pinças, conchas, a roda o arado, armas, etc., que eram fabricadas com o uso de metal. O primeiro a ser usado foi o cobre (8 mil anos) para fazer estatuetas e enfeites, por ser um metal mole, fácil de modelar, depois veio o uso do bronze (6 mil anos), que era mais resistente. Os egípcios e os mesopotâmicos aumentaram seu poder militar graças ao conhecimento do uso do bronze, na fabricação das armas. O ultimo metal a ser usado foi o ferro em 1.500 a.C., produzindo armas mais duradoras e aperfeiçoando instrumentos agrícolas e criando novos tipos de utensílios e ferramentas, como o alicate.
Com todos esses avanços as pessoas não precisavam mais mudar de lugar, surgindo as primeiras aldeias, que cada vez mais precisavam aumentar suas áreas de cultivo pelo excesso de população. As aldeias começam a se unir e construir sistemas de irrigação, para que houvesse produção de alimento até fora da temporada das chuvas, para irrigação era utilizado as águas do rio Nilo, (Egito), rio Tigre e Eufrates, (Mesopotâmia, ou atual Iraque), em toda a área próxima a esses rios eram feito o cultivo, pois possuíam um solo fértil, aumentando assim, a produção agrícola e gerando um excedente, que podia ser trocado com outras tribos surgindo assim o escambo, primeira forma de comércio.
Quando as aldeias começaram a se unir, provocou a formação das Cidades. Essas cidades foram se formando perto das margens dos rios, Nilo, Tigre, Eufrates, Amarelo e Azul e o rio Indo. As Cidades mais antigas do mundo são Catalhuyuk ( 9 mil anos atrás, não tinha poder centralizado) e Jericó a cerca de 6.500 anos atrás. A cidade de Jericó ficava localizada entre o rio Jordão e o Mar Morto. As cidades tinham duas características básicas: maior divisão do trabalho e centralização política. Com o uso dos utensílios na agricultura cada vez precisava de menos pessoas no cultivo. Essas pessoas foram fazer outros serviços conforme suas habilidades pessoais, (artesanato e prestação de serviços), surgindo fabricantes de cerâmicas, utensílios de metal e fabricação de tecido, outros serviços como, médicos, soldados e sacerdotes, surgindo assim a propriedade privada.
Como estava precisando de uma organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, recrutar trabalhadores, organizar a defesa, fazer as leis e julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado. O palácio era o local onde os servidores se reuniam com o rei, existiam templos, onde os sacerdotes cultuavam os deuses protetores da cidade. Com o surgimento das cidades houve a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados, desenvolvendo assim a escrita por volta de 4.000 a.C.(hieróglifos egípcios)


3 OBJETIVOS


Esclarecer sobre as mudanças que ocorreram no intervalo de tempo entre o Período Paleolítico e o Neolítico até chegar a Idades dos Metais e o Surgimento das Cidades, pois é estudando o passado que entendemos a evolução da humanidade até os dias atuais. Através desse intervalo de tempo os alunos entenderam o porquê vivemos em casas, cultivamos nossos alimentos, deixamos de ser nômades, usamos roupas, utilizamos o fogo, utilizamos utensílios para cozinhar a comida, e muitos outros porque...

4 METODOLOGIA


O primeiro passo foi conhecer a estrutura física da escola e depois executar primeira etapa do Estágio II fazer a observação em sala de aula. Que foi realizada no Colégio Estadual Cianorte, em um período de 5 horas, sendo essas distribuídas entre duas salas de 6º anos, com a mesma professora regente de história. Professora, Jéssica Alcântara.

Sequência didática: No início foi feita a apresentação à turma, como sendo eu a professora regente daqueles dias, com total responsabilidade sobre eles. Depois foi apresentado o tema que seria abordado, e feito uma breve explanação sobre o mesmo. Nesse primeiro dia, como ia ser explicado sobre algo que aconteceu no período Neolítico, resolvi voltar ao período Paleolítico até chegar no conteúdo que iria explicar de fato, para que os alunos entendessem a evolução da história dos homens e que tudo não apareceu feito um passe de mágica, mas sim de um processo evolutivo. Passei no quadro negro uma planilha onde era feito um paralelo sobre o período Paleolítico e período Neolítico, com os dados mais relevantes. No segundo dia essa mesma planilha foi explicada, visto que no dia anterior o tempo só deu para fazer a introdução do conteúdo e passar a planilha. Nesse segundo dia deu para fazer a leitura e a explicação de um texto sobre o período Neolítico, onde era mencionados a Idade dos Metais e o Surgimento das Cidades, e a distribuição de um mapa do atual Iraque para que eles achassem a região entre os rios Tigre e Eufrates, chamada Mesopotâmia. Logo após essas atividades, foram distribuídos caça-palavras, onde os alunos tinham que procurar algumas palavras que iriam ajudá-los a fixar o conteúdo do texto, como não deu tempo para terminar, foi deixado como tarefa. O terceiro dia foi avaliativo, os alunos receberam uma folha com sete perguntas de múltiplas alternativas, onde eles tinham que marcar somente a alternativa correta e uma alternativa de completar. Depois de fazerem a avaliação foi feito a despedida e para lembrar que ainda são crianças, me despedi de cada um com um pirulito e um beijo.

5 CRONOGRAMA DO ESTÁGIO II

Data

Turno e horário

Atividade

07/03/13

Matutino 1 horas

OBSERVAÇÃO

07/03/13

Matutino 1 horas

OBSERVAÇÃO

07/03/13

Matutino 1 horas

OBSERVAÇÃO

07/03/13

Matutino 1 horas

OBSERVAÇÃO

07/03/13

Matutino1 horas

OBSERVAÇÃO

 

 

 

19/03/13

Matutino 1 horas

REGÊNCIA

21/03/13

Matutino 1 horas

REGÊNCIA

21/03/13

Matutino 1 horas

REGÊNCIA

22/03/13

Matutino 1 horas

REGÊNCIA

22/03/13

Matutino1 horas

REGÊNCIA




REFERÊNCIAS


Projeto Araribá: História/organizadora. Editora Moderna. 2º edição- São Paulo
HEUER, Johanna Wolfram. Pré-história. Indaial. Ed. Grupo UNIASSELVI, 2007


Anexo 1- RELATÓRIO DE ESTÁGIO


1-CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO
BÁSICA:

O Colégio Estadual Cianorte, é o maior e mais antigo estabelecimento de ensino da rede pública estadual, no gênero, instalado no município. Foi criado no dia 20 de março de 1958, pela Lei n.º 3.303 publicada no Diário Oficial de 28/03/58, quando foi autorizado o seu funcionamento com o nome de Ginásio Estadual de Cianorte.
IDENTIFICAÇÃO:
NOME DA INSTITUIÇÃO: 
Colégio Estadual Cianorte – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional.
ENDEREÇO: Avenida São Paulo, 269
MUNICÍPIO: Cianorte
Bairro: Centro
CEP: 87200-000
FONE - FAX: (44) 3629-3093 - 3629 2797 
ENTIDADE MANTENEDORA: Governo do Estado do Paraná
NRE: Cianorte. 
PERÍODO DE ATENDIMENTO:
MATUTINO                          -                      07:30 às 12:00 h

VESPERTINO                     -                      13:30 às 17:50 h

NOTURNO                          -                      19:00 às 23:10 h
CURSOS OFERTADOS NO ESTABELECIMENTO:
E FUND. ANOS FINAIS ENS. DE 1 GR-REGULAR 5/8 SÉRIE
ENSINO MEDIO – 3 ANOS
ESPANHOL – BASICO – 2 ANOS
FOR.DOC. ED.INF. A.I.E.F. -SUB - 3 ANOS
FORM.DOC.ED.INF.ANOS IN.EN.FUN – INTEGRADO - 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-INTEGRADO – 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-SUBSEQUENTE – 1 ANO 1/2
PROFUNCIONÁRIO - (PARA FUNCIONÁRIOS) - 2 ANOS
TÉC. EM ENFERMAGEM APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - 2 ANOS

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA:

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DIREÇÃO ATUAL:

DIRETORA:   Silmara Tolardo Bonfante Affonço 
DIRETORA AUXILIAR:  Jane Lopes Gaspar Niquele

FUNCIONÁRIOS:
AGENTE OPERACIONAL I.
Composto por:
12 funcionários.
 O auxiliar operacional tem a seu encargo os serviços de conservação, organização, limpeza, manutenção, preservação do ambiente escolar, segurança e da alimentação escolar, no âmbito escolar, sendo coordenado e supervisionado pela direção do estabelecimento de ensino. Todos trabalham em períodos alternados.
AGENTE OPERACIONAL II.
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Composto por:
09 funcionários.
A função de técnicos administrativos é exercida por profissionais que atuam nas áreas da secretaria, biblioteca e laboratório de Informática do estabelecimento de ensino. Todos trabalham em períodos alternados.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Equipe Pedagógica, composta por:
09 Pedagogos
Pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.
A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.Todos trabalham em períodos alternados.

COORDENAÇÃO DOS CURSOS OFERTADOS:
Coordenadores do Curso Técnico em Administração – Diurno e Noturno.
Antonio Previatti
Coordenadora do Curso Formação de Docentes – Noturno.
Luci Andreato Mendes
Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem - Noturno.
Franciele Rodrigues Simião Dias

Levantamento dos recursos audiovisuais disponíveis no Colégio.
Em visita no Colégio Estadual Cianorte – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, foi realizado um levantamento dos seguintes materiais tecnológicos e o ambiente Didático Pedagógico, ao qual pude constatar em visita in loco que este Estabelecimento de Ensino possui os seguintes recursos audiovisuais:

- Laboratório de Ciências, Química e Biologia:
Possui um espaço e equipamentos adequados à realização de atividades pedagógicas. Passou por uma grande reorganização no ano letivo de 2005 para adequação de equipamentos e produtos utilizados nas atividades práticas e a partir de então vem recebendo implementos de acordo com os programas governamentais. Os professores e alunos das disciplinas de Química, Biologia e Ciências utilizam o laboratório semanalmente em aulas práticas, de acordo com o conteúdo da disciplina e da série, de acordo com as possibilidades dos materiais ali disponíveis, para experimentações, observações e pesquisas.
- Laboratório de Informática:
Neste conta com dois Laboratórios de Informática – PARANÁ DIGITAL com 20 (vinte) computadores e PROINFO, com 10 (dez) computadores, sendo que um deles funciona num espaço coerentemente construído para o fim a que se destina, o outro funciona num espaço adaptado que atende parcialmente as necessidades, principalmente no que diz respeito ao espaço físico. O Laboratório PARANÁ DIGITAL tem como objetivo levar o acesso aos professores e alunos da rede estadual de ensino ao Portal Dia a Dia Educação, como uma ação de reorganização do processo de informatização das escolas públicas que previam a compra de computadores e instalações destes na escola sem a organização de ações para a sua utilização. O PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) é um programa educacional do Governo Federal com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, levando às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o estado deve garantir a estrutura adequada para receber o laboratório e capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias. Uma vez por mês vem um funcionário do Núcleo de Educação destinado exclusivamente para esta função de verificar se os computadores estão em perfeita condição de uso. Há um funcionário, administrativo responsável pela utilização e organização deste estabelecimento. Os professores utilizam na hora atividade para pesquisa e utilização de trabalhos para com os alunos.

- TV Paulo Freire:
Neste Estabelecimento de Ensino encontra-se instalado a TV Paulo Freire, que serve para gravação de diversos Programas Educacionais com uma programação exclusiva para toda comunidade escolar e como um apoio pedagógico Outro ponto abordado com destaque é o audiovisual como fonte de pesquisa, sua integração com outras mídias e sua contribuição para a formação continuada dos professores com recursos na relação de ensino e aprendizagem.
- TV pendrive:
Possui neste Estabelecimento de Ensino 28 (vinte e oito) TVs pendrive, estão em sala de aula com entradas para VHS, DVD, Cartão de Memória e Pendrive, e saídas para caixas de som e projetor multimídia. Além de um dispositivo pendrive para cada professor que serve para salvar objetos de aprendizagem para usar em sala de aula como complementos e apoiar no processo de ensino aprendizagem.
- Biblioteca:
A biblioteca é ampla e possui um bom acervo e acomodações. Contudo, para atender às necessidades de um Colégio com um número de alunos tão grande e com a diversidade de cursos ofertados, o acervo bibliográfico vem sendo constantemente atualizado para atender o mínimo da demanda de alunos. Também, necessitaria de espaço físico maior, embora o trabalho pedagógico sistematizado neste espaço disponibilize e propõe a leitura de, no mínimo um livro por semana, para cada aluno. Alunos e professores utilizam o acervo para leituras e pesquisas. Os alunos utilizam o espaço com o acompanhamento dos professores ou sem a presença deste. A Biblioteca conta com um profissional da educação – agente educacional II, que realiza o atendimento aos alunos e professores. Este profissional não possui formação específica para atuar na biblioteca, mas realiza o trabalho organizado pela direção e equipe pedagógica atendendo as necessidades e desempenhando a função de registrar os livros recebidos e conta com um programa que tem a função de cadastramento e locação de livros.
- Livro Didático:
O Livro Didático é um dos recursos que o professor tem para trabalhar o conteúdo previsto no Currículo Escolar de cada série. Um recurso que não existe com a finalidade de ser utilizado como roteiro ou plano de aula, mas como apoio textual e de atividades no desenvolvimento do planejamento de cada área de conhecimento da matriz curricular.
O livro auxilia consideravelmente o trabalho em sala de aula uma vez que facilita o acesso a textos e atividades que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos.
Ele é colocado à disposição dos alunos das escolas públicas através do Programa Nacional do Livro Didático, que disponibiliza vários títulos a serem analisados e escolhidos pelos professores para ser enviada a escola gratuitamente. No Estado do Paraná, alguns livros foram produzidos para o Ensino Médio através do Projeto Folhas, projeto este desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em que os professores das áreas de conhecimento do Ensino Médio sistematizou seu trabalho em sala de aula com alguns conteúdos básicos do currículo e enviaram para a análise e publicação através de Livros Didáticos.
Uma problemática em relação ao Livro Didático enfrentado pela escola diz respeito à quantidade e qualidade dos livros. Em relação à quantidade, nem sempre a escola tem um número suficiente de livros para atender seus alunos em função do aumento de alunos da escola e a não devolução dos livros por alunos do ano anterior.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Em visita realizada no dia no Colégio Estadual Cianorte, apresentei-me à Direção a fim de cumprir o Estágio Supervisionado referente ao Módulo II.
Com a orientação da Pedagoga Lilian Gaieviski Gomes, pude conhecer o Histórico deste Estabelecimento de Ensino.

Histórico Do Estabelecimento De Ensino
O Colégio Estadual Cianorte é o maior e mais antigo estabelecimento de ensino da rede pública estadual, no gênero, instalado no município. Foi criado no dia 20 de março de 1958, pela Lei n.º3.303 publicada no Diário Oficial de 28/03/58, quando foi autorizado o seu funcionamento com o nome de Ginásio Estadual de Cianorte.
Através do Decreto n.º8.962, de 15/02/68 o Ginásio Estadual de Cianorte passa a denominar-se Colégio Estadual de Cianorte, tendo nesta época implantado os cursos profissionalizantes: Técnico de Contabilidade, Magistério, Secretariado e Assistente de Administração.
A partir da aprovação do Plano de Reorganização das Escolas de 1º e 2º Graus, em 1974 a Secretaria de Estado da Educação - SEED, incorporou a Escola Normal Colegial “Cândido Portinari” e a Escola de Aplicação Cianorte, passando a denominar-se Complexo Escolar Cianorte - Ensino Regular e Supletivo de 1º e 2º Graus. A partir do Decreto 2.784 de 04 de janeiro de 1977 passou a denominar-se Colégio Cianorte - Ensino de 1º e 2º Graus.
O Parecer n.º 39/80, do Departamento de Ensino de Segundo Grau - DESG aprovou o funcionamento dos cursos: Básico em Agropecuária; Auxiliar de Patologia Clínica e Desenhista de Arquitetura. A resolução n° 277/76 - SEED autorizou o Curso de Formação de Professores para Magistério de 1ª a 4ª séries. Pela Resolução n.° 3.055/86 - SEED deixaram de funcionar os cursos de Secretariado, Básico em Agropecuária, Assistente de Administração, Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Patologia Clínica. Pela Resolução n.º 3.557/00 - SEED deixou de funcionar o curso de Formação de Professores para o Magistério de 1ª a 4ª séries. A Resolução n.º 1099/89 autorizou o início da implantação do Curso de Educação Geral.
A partir do ano de 1989 o colégio passou a oferecer apenas as habilitações de Magistério, Técnico em Contabilidade, Ensino Fundamental e o Curso de Educação Geral. Em 1996 aderiu ao Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio, mediante termo de adesão firmado entre este Estabelecimento de Ensino e a Associação de Pais e Mestres e, nos termos da Resolução n° 4394 de 20/11/1996 iniciou o processo de cessação gradativa dos cursos profissionalizantes de Magistério e Técnico em Contabilidade.
A partir do ano 2000 o Colégio passou a oferecer os cursos de Ensino Fundamental e Médio, formando as últimas turmas do curso de Educação Geral. A partir do ano de 2004 o Colégio passou a oferecer o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, nível médio – Integrado e Aproveitamento de estudos. O curso foi aprovado pela Resolução nº 1750 / 05. No ano de 2005, o Colégio passou a oferecer o Curso Técnico em Administração, em nível médio, Integrado e Subsequente.
Em 2006 o Colégio passou a oferecer o Curso PROFUNCIONÁRIO, Programa de Valorização dos Funcionários da Educação, reconhecido pela Resolução n.º 369/08. 
Em 2008 o Curso de Espanhol Básico que já era ofertado passou a fazer parte da demanda do Colégio.
Previsto para o início do ano de 2011 o curso de Técnico em Enfermagem – subsequente.
O Colégio Estadual Cianorte também se destaca pelo seu porte físico, ocupando uma área de 17.666 metros quadrados, da qual se destaca a área de 8.081 metros quadrados que está tomada pelas dependências pedagógicas, sendo: 23 salas de aulas, 01 laboratório de Informática, 01 laboratório de Ciências, 01 biblioteca, 01 sala de professores, áreas desportivas com quadra coberta e sanitários, além das dependências administrativas - depósitos de merenda, almoxarifados e pátios cobertos. Aproximadamente 9.000 metros quadrados constituem as áreas de pátios a céu aberto, ajardinamentos e estacionamentos para alunos e professores. A Escola é cercada com muros e portões cegos, com vistas à manutenção da segurança e da tranquilidade das atividades escolares. O colégio foi incluído no plano de restaurações de prédios históricos, com os recursos do PROEM. O processo de reforma, restauração e ampliação trouxeram como consequência para o ano de 2001, significativas alterações no espaço físico, criando, entretanto, dificuldades administrativas que exigiram planejamento de investimentos de recursos e adequação da estrutura para readaptação da funcionalidade dos departamentos e equipamentos. Como resultado do processo de reforma teve a criação de dois novos ambientes geminados um dos quais abriga a Biblioteca do Colégio e o laboratório de Informática, destinado aos professores e alunos. O processo de reforma ainda proporcionou ao Colégio a possibilidade de acessibilidade às pessoas da comunidade escolar com necessidades especiais com a construção de rampas.





ANEXO II


Caracterização do (a) professor(a) da turma:
A professora Jéssica, é formada em história, tem experiência de cinco anos, o relacionamento dela com os alunos é bom, ela consegue ter domínio de sala e também ter um vínculo afetivo, os alunos gostam dela. Sua prática tem um enfoque crítico-reflexivo, pois através da observação foi possível verificar que sua prática vai além da metodologia e construção de conhecimento, ela também lida com o lado subjetivo do ensinar, que é conhecer seu aluno, saber das dificuldades e necessidades dos mesmos, e utilizar isso para facilitar sua prática pedagógica. Para fundamentar seu trabalho ela se utiliza de alguns autores: Vigotski, Marx, Engels, Piaget, Durkheim, Hobsbaw, Foucault, etc.

Caracterização do planejamento: Semestralmente
- O planejamento é estruturado a nível estadual.
Qual a importância e o trato dados ao planejamento?
- o planejamento é importante para dar direcionamento aos conteúdos que devem ser trabalhados.

Quais são as alternativas que o professor busca para resolver as questões dos limites em relação ao espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo de alunos?

-É difícil lidar com a falta de espaço, quando se tem um número excessivo de alunos mas, em algumas oportunidades os alunos assistem aulas na biblioteca e na sala de informática, a falta de material pedagógico dificulta a assimilação dos conteúdos, mas não o suficiente para que não haja a aprendizagem.

Caracterização da turma:
MÉDIA DA SALA DE AULA DO 6º C

Nº DE ALUNOS
29
FAXETÁRIA
10-12
SAÚDE
A maioria não tem nenhum problema
LAZER
Viajar, passear, brincar
CONDIÇÕES DE MORADIA
Boa
CONSTITUIÇÃO FAMILIAR
 A maioria Pai, Mãe e irmãos
NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO
Classe média
NÚMERO DE IRMÃOS
Em média 2 irmãos
COMPONENTES DA FAMÍLIA QUE TRABALHA
Média de duas pessoas por família
NÍVEL DE ESCOLARIDADE DA FAMÍLIA
Ensino fundamental final

Rotina: descrever todos os momentos das aulas observadas.
Foi observadas aulas em: dois sextos anos e um sétimo ano, com a mesma professora regente, professora Jéssica. Logo no primeiro dia (07/03), foi observada uma aula sobre a Antiguidade no sétimo ano, a professora deu início com a chamada dos alunos, para saber quem tinha faltado e depois explicou o conteúdo do livro e passou no quadro algumas questões que seriam corrigidas na próxima aula. Depois de passado as questões no quadro, a professora começou a vistar o caderno da atividade passada na aula anterior. E logo em seguida bateu o sinal e a professora foi para sala do sexto ano. Local onde seria feito a segunda observação. No inicio foi realizado a chamada dos alunos, em seguida foi corrigido uma atividade da aula anterior. Depois foi feito uma ligeira retomada do conteúdo “pré história” para dar início ao novo conteúdo a era do Paleolítico. O Conteúdo foi explicado até o aparecimento do fogo. Tudo isso foi feito na outra sala do sexto ano. Em um outro dia a professora deu continuidade ao conteúdo, explicando as mudanças que ocorreram na sociedade da época com o surgimento do fogo. Em seguida passou algumas questões para que os alunos respondessem, mas como logo bateu o sinal, as perguntas ficaram como tarefa para serem corrigidas na próxima aula. Essa aula também foi dada na outra sala do sexto ano. No final da observação, a professora regente avisou os alunos que nas próximas aula eles teriam outra professora, e essa iria trabalhar com eles para tirar nota em um trabalho da faculdade.









10 comentários:

  1. A senhora não imagina o quanto me ajudou. Obrigada e continue com seu belíssimo trabalho . Fique com DEUS. Um bjão.

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  2. obrigado, gostariade ter um tutor como vc

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  3. obrigado, gostariade ter um tutor como vc

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  4. Ainda estou com duvidas, quanto a elaboração e de como devo fazer. Mas amei seu trabalho e me servira de referencia.

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  5. Ainda estou com duvidas, quanto a elaboração e de como devo fazer. Mas amei seu trabalho e me servira de referencia.

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  6. Obrigado, ajudou a turma toda a entender.

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  7. muito obrigada,ajudou muitíssimo...
    DEUS te abençoe querida!!!

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  8. Que bacana seu projeto. Tirou dez? Clareou bastante sobre o meu projeto de estágio. Obrigado

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