domingo, 21 de julho de 2013

SÉCULO DAS LUZES

Redação 05/2013
Escrita por: Luzimar Luzia Ribeiro Donda
Buscando compreender a base histórico-conceitual sobre a cultura e a sociedade nos séculos XIX e XX, bem como o ideário social, os movimentos sociais e a cultura e sociedade na modernidade, a partir do estudo da Unidade 1, como avaliação, você desenvolverá uma redação, tendo como tema: O Século das Luzes.
Pensamento livre

No século das Luzes, ou iluminismo teve seu apogeu no século, XVIII, procurava-se o conhecimento filosófico e a solução dos problemas sociais e políticos na razão crítica e na ciência. Recusa-se qualquer dogmatismo, quer político, quer religioso, este de modo particular representado pela Igreja Católica. Os iluministas admitiam em sua época que os seres humanos estavam em condições de tornar este mundo um mundo melhor, mediante o livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social. As pessoas deveriam tomar suas próprias decisões e não serem tutelados por outros, por falta de coragem, iniciativas e comodismo. As pessoas deveriam seguir sua própria razão, e não pensar no senso comum, que tudo é porque tem que ser, mas sim, que tudo pode ser transformado e modificado dependendo do pensar e agir de cada um.
Nesse período onde se busca o respeito pela humanidade, surge também as novas descobertas da ciência, a teoria da gravitação universal de Isaac Newton e o espírito de relativismo cultural fomentado pela exploração do mundo ainda não conhecido foram também importantes para a eclosão do Iluminismo, na Europa.
Uma crise de consciência passou a dominar a Europa, conhecimentos de novas civilizações como chinesa e a indiana abalam o dogmatismo católico, sobre a origem e a idade do universo, concepção de Deus, História da Humanidade, religiões sem dogmas, regimes políticos sem embasamento na origem divina do poder abalaram os fundamentos mais profundos dos pensadores europeus. Surgindo o protestantismo contrapondo a autoridade do Papa e os dogmas da igreja católica.
Entre as grandes linhas do pensamento iluminista podemos destacar:
O racionalismo, o uso da razão /O deísmo, á leis da natureza/O ceticismo e o empirismo científico, tudo deve ser comprovado através de pesquisa/O materialismo, tudo deve ser explicado por argumentos da natureza./O antitradicionalismo, mudanças profundas em toda a sociedade européia a partir do século XVII, não a tudo que representou a idade média, o dogmatismo e à imposição autoritária, a intervenção divina, onde tudo acontece porque Deus quer.

O Século das Luzes, ou Iluminismo, terminou com a Revolução Francesa de 1789, que incorporou inúmeras idéias iluministas em suas fases mais violentas, desacreditando-as aos olhos da maioria dos europeus contemporâneos. O Iluminismo marcou um momento decisivo para o declínio da Igreja e o crescimento do secularismo atual, assim como serviu de modelo para o liberalismo político e econômico e para a reforma humanista do mundo ocidental no século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário