SUMÁRIO
1 -ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.............................................................................................
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................................................
3-OBJETIVOS..............................................................................................................................
4- METODOLOGIA....................................................................................................................
5-CRONOGRAMA DO ESTÁGIO
...........................................................................................
6-REFERÊNCIAS........................................................................................................................
7-ANEXO
I- RELATÓRIO DE ESTÁGIO...............................................................................
8-ANEXO
II- CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR, PLANEJAMENTO, TURMA
9-ANEXO
III- TRABALHOS REALIZADOS NA
REGÊNCIA...........................................
9-ANEXO IV-REGISTRO DE
FREQUÊNCIA DE ESTÁGIO............................................
10-ANEXO V- FICHA 2-
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO....................
|
1
1
2
2
3
3
3
12
16
28
29
|
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Período Neolítico - da Idade dos metais ao
surgimento das cidades
2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para trabalhar o conteúdo sobre “A Idade
dos Metais e o Surgimento das Cidades”, foi elaborado esse texto abaixo,
utilizando o livro dos alunos, projeto Araribá e o livro sobre a Pré-história
da UNIASSELVI.
O Período Neolítico teve início
por volta de 8.000 antes de Cristo, após as mudanças climáticas que criaram
melhores condições de vida para os homens e animais. Com as geleiras, os
enormes animais foram extintos, dando lugar a uma fauna mais parecida com a que
temos hoje, e os rios, desertos e florestas tropicais foram formados, o que possibilitou
um contato humano mais intenso com a natureza. Através da observação das
mulheres que eram responsáveis pela coleta de raízes e frutos, puderam
verificar que as sementes uma vez enterradas no solo davam origem a novas
plantas. Surgindo assim a agricultura, o cultivo era coletivo, não
havendo desigualdade social até esse momento.
Os principais produtos cultivados
eram o trigo, o arroz, o painço e o milho. Houve a domesticação e criação de
animais, como: gado, cabra e porcos, cachorro, a partir desse momento os homens
se tornavam ociosos e não precisavam mais mudar de lugar a procura de alimento,
a população aumentou consideravelmente, pois não tinham a falta de alimento.
Descobriram a técnica da fiação, surgindo assim as roupas feitas de linho e algodão.
Logo em seguida surgiram os utensílios, primeiro de cerâmica, que era
resistente ao fogo, para o preparo de alimentos.
Logo em seguida surgi, as
panelas, agulhas, pregos, pinças, conchas, a roda o arado, armas, etc., que
eram fabricadas com o uso de metal. O primeiro a ser usado foi o cobre
(8 mil anos) para fazer estatuetas e enfeites, por ser um metal mole, fácil de
modelar, depois veio o uso do bronze (6 mil anos), que era mais resistente. Os
egípcios e os mesopotâmicos aumentaram seu poder militar graças ao conhecimento
do uso do bronze, na fabricação das armas. O ultimo metal a ser usado foi o
ferro em 1.500 a.C., produzindo armas mais duradoras e aperfeiçoando
instrumentos agrícolas e criando novos tipos de utensílios e ferramentas, como
o alicate.
Com todos esses avanços as
pessoas não precisavam mais mudar de lugar, surgindo as primeiras aldeias,
que cada vez mais precisavam aumentar suas áreas de cultivo pelo excesso de
população. As aldeias começam a se unir e construir sistemas de irrigação, para
que houvesse produção de alimento até fora da temporada das chuvas, para
irrigação era utilizado as águas do rio Nilo, (Egito), rio Tigre e Eufrates,
(Mesopotâmia, ou atual Iraque), em toda a área próxima a esses rios eram feito
o cultivo, pois possuíam um solo fértil, aumentando assim, a produção agrícola
e gerando um excedente, que podia ser trocado com outras tribos surgindo assim
o escambo, primeira forma de comércio.
Quando as aldeias começaram a se
unir, provocou a formação das Cidades. Essas cidades foram se formando
perto das margens dos rios, Nilo, Tigre, Eufrates, Amarelo e Azul e o rio Indo.
As Cidades mais antigas do mundo são Catalhuyuk ( 9 mil anos atrás, não
tinha poder centralizado) e Jericó a cerca de 6.500 anos atrás. A cidade de
Jericó ficava localizada entre o rio Jordão e o Mar Morto. As cidades tinham duas
características básicas: maior divisão do trabalho e centralização política.
Com o uso dos utensílios na agricultura cada vez precisava de menos pessoas no
cultivo. Essas pessoas foram fazer outros serviços conforme suas habilidades
pessoais, (artesanato e prestação de serviços), surgindo fabricantes de
cerâmicas, utensílios de metal e fabricação de tecido, outros serviços como,
médicos, soldados e sacerdotes, surgindo assim a propriedade privada.
Como estava precisando de uma
organização de pessoas com plena autoridade sobre a população, que podiam criar
e cobrar impostos, recrutar trabalhadores, organizar a defesa, fazer as leis e
julgar os crimes. É o que chamamos de processo de centralização política
ou de formação do Estado. O
palácio era o local onde os servidores se reuniam com o rei, existiam templos,
onde os sacerdotes cultuavam os deuses protetores da cidade. Com o surgimento
das cidades houve a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e
os impostos arrecadados, desenvolvendo assim a escrita por volta de 4.000
a.C.(hieróglifos egípcios)
3
OBJETIVOS
Esclarecer sobre as mudanças que
ocorreram no intervalo de tempo entre o Período Paleolítico e o Neolítico até
chegar a Idades dos Metais e o Surgimento das Cidades, pois é estudando o
passado que entendemos a evolução da humanidade até os dias atuais. Através
desse intervalo de tempo os alunos entenderam o porquê vivemos em casas,
cultivamos nossos alimentos, deixamos de ser nômades, usamos roupas, utilizamos
o fogo, utilizamos utensílios para cozinhar a comida, e muitos outros porque...
4 METODOLOGIA
O primeiro passo foi conhecer a
estrutura física da escola e depois executar primeira etapa do Estágio II fazer
a observação em sala de aula. Que foi realizada no Colégio Estadual Cianorte,
em um período de 5 horas, sendo essas distribuídas entre duas salas de 6º anos,
com a mesma professora regente de história. Professora, Jéssica Alcântara.
Sequência didática: No início foi feita a apresentação à turma,
como sendo eu a professora regente daqueles dias, com total responsabilidade
sobre eles. Depois foi apresentado o tema que seria abordado, e feito uma breve
explanação sobre o mesmo. Nesse primeiro dia, como ia ser explicado sobre algo
que aconteceu no período Neolítico, resolvi voltar ao período Paleolítico até
chegar no conteúdo que iria explicar de fato, para que os alunos entendessem a
evolução da história dos homens e que tudo não apareceu feito um passe de
mágica, mas sim de um processo evolutivo. Passei no quadro negro uma planilha
onde era feito um paralelo sobre o período Paleolítico e período Neolítico, com
os dados mais relevantes. No segundo dia essa mesma planilha foi explicada,
visto que no dia anterior o tempo só deu para fazer a introdução do conteúdo e
passar a planilha. Nesse segundo dia deu para fazer a leitura e a explicação de
um texto sobre o período Neolítico, onde era mencionados a Idade dos Metais e o
Surgimento das Cidades, e a distribuição de um mapa do atual Iraque para que
eles achassem a região entre os rios Tigre e Eufrates, chamada Mesopotâmia.
Logo após essas atividades, foram distribuídos caça-palavras, onde os alunos
tinham que procurar algumas palavras que iriam ajudá-los a fixar o conteúdo do
texto, como não deu tempo para terminar, foi deixado como tarefa. O terceiro
dia foi avaliativo, os alunos receberam uma folha com sete perguntas de
múltiplas alternativas, onde eles tinham que marcar somente a alternativa correta
e uma alternativa de completar. Depois de fazerem a avaliação foi feito a
despedida e para lembrar que ainda são crianças, me despedi de cada um com um
pirulito e um beijo.
5
CRONOGRAMA DO ESTÁGIO II
Data
|
Turno e horário
|
Atividade
|
07/03/13
|
Matutino 1 horas
|
OBSERVAÇÃO
|
07/03/13
|
Matutino 1 horas
|
OBSERVAÇÃO
|
07/03/13
|
Matutino 1 horas
|
OBSERVAÇÃO
|
07/03/13
|
Matutino 1 horas
|
OBSERVAÇÃO
|
07/03/13
|
Matutino1 horas
|
OBSERVAÇÃO
|
|
|
|
19/03/13
|
Matutino 1 horas
|
REGÊNCIA
|
21/03/13
|
Matutino 1 horas
|
REGÊNCIA
|
21/03/13
|
Matutino 1 horas
|
REGÊNCIA
|
22/03/13
|
Matutino 1 horas
|
REGÊNCIA
|
22/03/13
|
Matutino1 horas
|
REGÊNCIA
|
REFERÊNCIAS
Projeto Araribá:
História/organizadora. Editora Moderna. 2º edição- São Paulo
HEUER, Johanna
Wolfram. Pré-história. Indaial. Ed. Grupo UNIASSELVI, 2007
Anexo 1- RELATÓRIO DE
ESTÁGIO
1-CARACTERIZAÇÃO DA
INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO
BÁSICA:
O Colégio Estadual Cianorte, é o maior
e mais antigo estabelecimento de ensino da rede pública estadual, no gênero,
instalado no município. Foi criado no dia 20 de março de 1958, pela Lei n.º
3.303 publicada no Diário Oficial de 28/03/58, quando foi autorizado o seu
funcionamento com o nome de Ginásio Estadual de Cianorte.
IDENTIFICAÇÃO:
NOME DA INSTITUIÇÃO:
Colégio Estadual Cianorte – Ensino Fundamental,
Médio, Normal e Profissional.
ENDEREÇO: Avenida São Paulo, 269
MUNICÍPIO: Cianorte
Bairro: Centro
CEP: 87200-000
FONE - FAX: (44) 3629-3093 - 3629 2797
ENTIDADE MANTENEDORA: Governo do Estado do Paraná
NRE: Cianorte.
ENDEREÇO: Avenida São Paulo, 269
MUNICÍPIO: Cianorte
Bairro: Centro
CEP: 87200-000
FONE - FAX: (44) 3629-3093 - 3629 2797
ENTIDADE MANTENEDORA: Governo do Estado do Paraná
NRE: Cianorte.
PERÍODO
DE ATENDIMENTO:
MATUTINO - 07:30 às 12:00 h
VESPERTINO - 13:30 às 17:50 h
NOTURNO - 19:00 às 23:10 h
CURSOS
OFERTADOS NO ESTABELECIMENTO:
E
FUND. ANOS FINAIS ENS. DE 1 GR-REGULAR 5/8 SÉRIE
ENSINO MEDIO – 3 ANOS
ESPANHOL – BASICO – 2 ANOS
FOR.DOC. ED.INF. A.I.E.F. -SUB - 3 ANOS
FORM.DOC.ED.INF.ANOS IN.EN.FUN – INTEGRADO - 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-INTEGRADO – 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-SUBSEQUENTE – 1 ANO 1/2
PROFUNCIONÁRIO - (PARA FUNCIONÁRIOS) - 2 ANOS
TÉC. EM ENFERMAGEM APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - 2 ANOS
ENSINO MEDIO – 3 ANOS
ESPANHOL – BASICO – 2 ANOS
FOR.DOC. ED.INF. A.I.E.F. -SUB - 3 ANOS
FORM.DOC.ED.INF.ANOS IN.EN.FUN – INTEGRADO - 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-INTEGRADO – 4 ANOS
TEC.EM ADMINISTRACAO-SUBSEQUENTE – 1 ANO 1/2
PROFUNCIONÁRIO - (PARA FUNCIONÁRIOS) - 2 ANOS
TÉC. EM ENFERMAGEM APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - 2 ANOS
LOCALIZAÇÃO
GEOGRÁFICA:
DIREÇÃO ATUAL:
DIRETORA: Silmara Tolardo Bonfante Affonço
DIRETORA AUXILIAR: Jane Lopes Gaspar Niquele
FUNCIONÁRIOS:
AGENTE OPERACIONAL I.
Composto
por:
12 funcionários.
O auxiliar
operacional tem a seu encargo os serviços de conservação, organização, limpeza,
manutenção, preservação do ambiente escolar, segurança e da alimentação
escolar, no âmbito escolar, sendo coordenado e supervisionado pela direção do
estabelecimento de ensino. Todos trabalham em períodos alternados.
AGENTE OPERACIONAL II.
Composto
por:
09 funcionários.
A função de técnicos
administrativos é exercida por profissionais que atuam nas áreas da secretaria,
biblioteca e laboratório de Informática do estabelecimento de
ensino. Todos trabalham em períodos alternados.
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
Equipe Pedagógica,
composta por:
09 Pedagogos
Pedagogo
é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações,
referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.
A
atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no
aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas,
formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de
ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as
áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.Todos trabalham em períodos
alternados.
COORDENAÇÃO
DOS CURSOS OFERTADOS:
Coordenadores do
Curso Técnico em Administração – Diurno e Noturno.
Antonio Previatti
Coordenadora do Curso Formação de
Docentes – Noturno.
Luci Andreato Mendes
Coordenadora do Curso Técnico em
Enfermagem - Noturno.
Franciele Rodrigues Simião Dias
Levantamento
dos recursos audiovisuais disponíveis no Colégio.
Em visita no Colégio
Estadual Cianorte – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, foi realizado
um levantamento dos seguintes materiais tecnológicos e o ambiente Didático
Pedagógico, ao qual pude constatar em visita in loco que este Estabelecimento
de Ensino possui os seguintes recursos audiovisuais:
-
Laboratório de Ciências, Química e Biologia:
Possui um espaço e
equipamentos adequados à realização de atividades pedagógicas. Passou por uma
grande reorganização no ano letivo de 2005 para adequação de equipamentos e
produtos utilizados nas atividades práticas e a partir de então vem recebendo
implementos de acordo com os programas governamentais. Os professores e alunos
das disciplinas de Química, Biologia e Ciências utilizam o laboratório
semanalmente em aulas práticas, de acordo com o conteúdo da disciplina e da
série, de acordo com as possibilidades dos materiais ali disponíveis, para experimentações,
observações e pesquisas.
-
Laboratório de Informática:
Neste conta com dois
Laboratórios de Informática – PARANÁ DIGITAL com 20 (vinte) computadores e
PROINFO, com 10 (dez) computadores, sendo que um deles funciona num espaço
coerentemente construído para o fim a que se destina, o outro funciona num
espaço adaptado que atende parcialmente as necessidades, principalmente no que
diz respeito ao espaço físico. O Laboratório PARANÁ DIGITAL tem como objetivo
levar o acesso aos professores e alunos da rede estadual de ensino ao Portal
Dia a Dia Educação, como uma ação de reorganização do processo de
informatização das escolas públicas que previam a compra de computadores e
instalações destes na escola sem a organização de ações para a sua utilização.
O PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) é um programa
educacional do Governo Federal com o objetivo de promover o uso pedagógico da
informática na rede pública de educação básica, levando às escolas
computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, o
estado deve garantir a estrutura adequada para receber o laboratório e
capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias. Uma vez por mês
vem um funcionário do Núcleo de Educação destinado exclusivamente para esta
função de verificar se os computadores estão em perfeita condição de uso. Há um
funcionário, administrativo responsável pela utilização e organização deste
estabelecimento. Os professores utilizam na hora atividade para pesquisa e
utilização de trabalhos para com os alunos.
-
TV Paulo Freire:
Neste Estabelecimento de
Ensino encontra-se instalado a TV Paulo Freire, que serve para gravação de
diversos Programas Educacionais com uma programação exclusiva para toda
comunidade escolar e como um apoio pedagógico Outro
ponto abordado com destaque é o audiovisual como fonte de pesquisa, sua
integração com outras mídias e sua contribuição para a formação continuada dos
professores com recursos na relação de ensino e aprendizagem.
-
TV pendrive:
Possui neste
Estabelecimento de Ensino 28 (vinte e oito) TVs pendrive, estão em sala de aula
com entradas para VHS, DVD, Cartão de Memória e Pendrive, e saídas para caixas
de som e projetor multimídia. Além de um dispositivo pendrive para cada
professor que serve para salvar objetos de aprendizagem para usar em sala de
aula como complementos e apoiar no processo de ensino aprendizagem.
-
Biblioteca:
A biblioteca é ampla e
possui um bom acervo e acomodações. Contudo, para atender às necessidades de um
Colégio com um número de alunos tão grande e com a diversidade de cursos
ofertados, o acervo bibliográfico vem sendo constantemente atualizado para
atender o mínimo da demanda de alunos. Também, necessitaria de espaço físico
maior, embora o trabalho pedagógico sistematizado neste espaço disponibilize e
propõe a leitura de, no mínimo um livro por semana, para cada aluno. Alunos e
professores utilizam o acervo para leituras e pesquisas. Os alunos utilizam o
espaço com o acompanhamento dos professores ou sem a presença deste. A
Biblioteca conta com um profissional da educação – agente educacional II, que
realiza o atendimento aos alunos e professores. Este profissional não possui
formação específica para atuar na biblioteca, mas realiza o trabalho organizado
pela direção e equipe pedagógica atendendo as necessidades e desempenhando a
função de registrar os livros recebidos e conta com um programa que tem a
função de cadastramento e locação de livros.
-
Livro Didático:
O Livro Didático é um dos
recursos que o professor tem para trabalhar o conteúdo previsto no Currículo
Escolar de cada série. Um recurso que não existe com a finalidade de ser
utilizado como roteiro ou plano de aula, mas como apoio textual e de atividades
no desenvolvimento do planejamento de cada área de conhecimento da matriz
curricular.
O livro auxilia
consideravelmente o trabalho em sala de aula uma vez que facilita o acesso a
textos e atividades que auxiliam no desenvolvimento dos conteúdos.
Ele é colocado à
disposição dos alunos das escolas públicas através do Programa Nacional do
Livro Didático, que disponibiliza vários títulos a serem analisados e
escolhidos pelos professores para ser enviada a escola gratuitamente. No Estado
do Paraná, alguns livros foram produzidos para o Ensino Médio através do
Projeto Folhas, projeto este desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação
em que os professores das áreas de conhecimento do Ensino Médio sistematizou
seu trabalho em sala de aula com alguns conteúdos básicos do currículo e
enviaram para a análise e publicação através de Livros Didáticos.
Uma problemática em
relação ao Livro Didático enfrentado pela escola diz respeito à quantidade e
qualidade dos livros. Em relação à quantidade, nem sempre a escola tem um
número suficiente de livros para atender seus alunos em função do aumento de
alunos da escola e a não devolução dos livros por alunos do ano anterior.
CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Em visita realizada no dia
no Colégio Estadual Cianorte, apresentei-me à Direção a fim de cumprir o
Estágio Supervisionado referente ao Módulo II.
Com a orientação da
Pedagoga Lilian Gaieviski Gomes, pude conhecer o Histórico deste
Estabelecimento de Ensino.
Histórico
Do Estabelecimento De Ensino
O Colégio Estadual
Cianorte é o maior e mais antigo estabelecimento de ensino da rede pública
estadual, no gênero, instalado no município. Foi criado no dia 20 de março de
1958, pela Lei n.º3.303 publicada no Diário Oficial de 28/03/58, quando foi
autorizado o seu funcionamento com o nome de Ginásio Estadual de Cianorte.
Através do Decreto
n.º8.962, de 15/02/68 o Ginásio Estadual de Cianorte passa a denominar-se
Colégio Estadual de Cianorte, tendo nesta época implantado os cursos
profissionalizantes: Técnico de Contabilidade, Magistério, Secretariado e
Assistente de Administração.
A partir da aprovação do
Plano de Reorganização das Escolas de 1º e 2º Graus, em 1974 a Secretaria de
Estado da Educação - SEED, incorporou a Escola Normal Colegial “Cândido
Portinari” e a Escola de Aplicação Cianorte, passando a denominar-se Complexo
Escolar Cianorte - Ensino Regular e Supletivo de 1º e 2º Graus. A partir do
Decreto 2.784 de 04 de janeiro de 1977 passou a denominar-se Colégio Cianorte -
Ensino de 1º e 2º Graus.
O Parecer n.º 39/80, do
Departamento de Ensino de Segundo Grau - DESG aprovou o funcionamento dos
cursos: Básico em Agropecuária; Auxiliar de Patologia Clínica e Desenhista de
Arquitetura. A resolução n° 277/76 - SEED autorizou o Curso de Formação de
Professores para Magistério de 1ª a 4ª séries. Pela Resolução n.° 3.055/86 -
SEED deixaram de funcionar os cursos de Secretariado, Básico em Agropecuária,
Assistente de Administração, Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Patologia
Clínica. Pela Resolução n.º 3.557/00 - SEED deixou de funcionar o curso de
Formação de Professores para o Magistério de 1ª a 4ª séries. A Resolução n.º
1099/89 autorizou o início da implantação do Curso de Educação Geral.
A partir do ano de 1989 o
colégio passou a oferecer apenas as habilitações de Magistério, Técnico em
Contabilidade, Ensino Fundamental e o Curso de Educação Geral. Em 1996 aderiu
ao Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio, mediante termo de
adesão firmado entre este Estabelecimento de Ensino e a Associação de Pais e
Mestres e, nos termos da Resolução n° 4394 de 20/11/1996 iniciou o processo de
cessação gradativa dos cursos profissionalizantes de Magistério e Técnico em
Contabilidade.
A partir do ano 2000 o
Colégio passou a oferecer os cursos de Ensino Fundamental e Médio, formando as
últimas turmas do curso de Educação Geral. A partir do ano de 2004 o Colégio
passou a oferecer o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, nível médio –
Integrado e Aproveitamento de estudos. O curso foi aprovado pela Resolução nº
1750 / 05. No ano de 2005, o Colégio passou a oferecer o Curso Técnico em
Administração, em nível médio, Integrado e Subsequente.
Em 2006 o Colégio passou a
oferecer o Curso PROFUNCIONÁRIO, Programa de Valorização dos Funcionários da
Educação, reconhecido pela Resolução n.º 369/08.
Em 2008 o Curso de
Espanhol Básico que já era ofertado passou a fazer parte da demanda do Colégio.
Previsto para o início do
ano de 2011 o curso de Técnico em Enfermagem – subsequente.
O Colégio Estadual
Cianorte também se destaca pelo seu porte físico, ocupando uma área de 17.666
metros quadrados, da qual se destaca a área de 8.081 metros quadrados que está
tomada pelas dependências pedagógicas, sendo: 23 salas de aulas, 01 laboratório
de Informática, 01 laboratório de Ciências, 01 biblioteca, 01 sala de
professores, áreas desportivas com quadra coberta e sanitários, além das
dependências administrativas - depósitos de merenda, almoxarifados e pátios
cobertos. Aproximadamente 9.000 metros quadrados constituem as áreas de pátios
a céu aberto, ajardinamentos e estacionamentos para alunos e professores. A
Escola é cercada com muros e portões cegos, com vistas à manutenção da
segurança e da tranquilidade das atividades escolares. O colégio foi incluído
no plano de restaurações de prédios históricos, com os recursos do PROEM. O
processo de reforma, restauração e ampliação trouxeram como consequência para o
ano de 2001, significativas alterações no espaço físico, criando, entretanto,
dificuldades administrativas que exigiram planejamento de investimentos de
recursos e adequação da estrutura para readaptação da funcionalidade dos
departamentos e equipamentos. Como resultado do processo de reforma teve a
criação de dois novos ambientes geminados um dos quais abriga a Biblioteca do
Colégio e o laboratório de Informática, destinado aos professores e alunos. O
processo de reforma ainda proporcionou ao Colégio a possibilidade de
acessibilidade às pessoas da comunidade escolar com necessidades especiais com
a construção de rampas.
ANEXO II
Caracterização do (a) professor(a) da turma:
A professora Jéssica, é formada em história, tem experiência de cinco
anos, o relacionamento dela com os alunos é bom, ela consegue ter domínio de
sala e também ter um vínculo afetivo, os alunos gostam dela. Sua prática tem um
enfoque crítico-reflexivo, pois através da observação foi possível verificar
que sua prática vai além da metodologia e construção de conhecimento, ela
também lida com o lado subjetivo do ensinar, que é conhecer seu aluno, saber
das dificuldades e necessidades dos mesmos, e utilizar isso para facilitar sua
prática pedagógica. Para fundamentar seu trabalho ela se utiliza de alguns
autores: Vigotski, Marx, Engels, Piaget,
Durkheim, Hobsbaw, Foucault, etc.
Caracterização do planejamento: Semestralmente
- O planejamento é estruturado a nível estadual.
Qual a importância e o trato dados ao planejamento?
- o planejamento é importante para dar direcionamento aos conteúdos que
devem ser trabalhados.
Quais são as alternativas que o professor busca para resolver as
questões dos limites em relação ao espaço físico, falta de material pedagógico
e número excessivo de alunos?
-É difícil lidar com a falta de espaço, quando se tem um número
excessivo de alunos mas, em algumas oportunidades os alunos assistem aulas na
biblioteca e na sala de informática, a falta de material pedagógico dificulta a
assimilação dos conteúdos, mas não o suficiente para que não haja a
aprendizagem.
Caracterização da turma:
MÉDIA DA SALA DE AULA DO 6º C
|
|
Nº DE ALUNOS
|
29
|
FAXETÁRIA
|
10-12
|
SAÚDE
|
A maioria
não tem nenhum problema
|
LAZER
|
Viajar, passear, brincar
|
CONDIÇÕES DE MORADIA
|
Boa
|
CONSTITUIÇÃO FAMILIAR
|
A maioria Pai, Mãe
e irmãos
|
NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO
|
Classe média
|
NÚMERO DE IRMÃOS
|
Em média 2 irmãos
|
COMPONENTES DA FAMÍLIA QUE TRABALHA
|
Média de duas pessoas por família
|
NÍVEL DE ESCOLARIDADE DA FAMÍLIA
|
Ensino fundamental final
|
Rotina: descrever
todos os momentos das aulas observadas.
Foi observadas
aulas em: dois sextos anos e um sétimo ano, com a mesma professora regente,
professora Jéssica. Logo no primeiro dia (07/03), foi observada uma aula sobre
a Antiguidade no sétimo ano, a professora deu início com a chamada dos alunos,
para saber quem tinha faltado e depois explicou o conteúdo do livro e passou no
quadro algumas questões que seriam corrigidas na próxima aula. Depois de
passado as questões no quadro, a professora começou a vistar o caderno da
atividade passada na aula anterior. E logo em seguida bateu o sinal e a
professora foi para sala do sexto ano. Local onde seria feito a segunda
observação. No inicio foi realizado a chamada dos alunos, em seguida foi
corrigido uma atividade da aula anterior. Depois foi feito uma ligeira retomada
do conteúdo “pré história” para dar início ao novo conteúdo a era do
Paleolítico. O Conteúdo foi explicado até o aparecimento do fogo. Tudo isso foi
feito na outra sala do sexto ano. Em um outro dia a professora deu continuidade
ao conteúdo, explicando as mudanças que ocorreram na sociedade da época com o
surgimento do fogo. Em seguida passou algumas questões para que os alunos
respondessem, mas como logo bateu o sinal, as perguntas ficaram como tarefa
para serem corrigidas na próxima aula. Essa aula também foi dada na outra sala
do sexto ano. No final da observação, a professora regente avisou os alunos que
nas próximas aula eles teriam outra professora, e essa iria trabalhar com eles
para tirar nota em um trabalho da faculdade.
MUITO BOM . ÓTIMO!
ResponderExcluirOBRIGADO PELO COMENTÁRIO.
ExcluirA senhora não imagina o quanto me ajudou. Obrigada e continue com seu belíssimo trabalho . Fique com DEUS. Um bjão.
ResponderExcluirobrigado, gostariade ter um tutor como vc
ResponderExcluirobrigado, gostariade ter um tutor como vc
ResponderExcluirAinda estou com duvidas, quanto a elaboração e de como devo fazer. Mas amei seu trabalho e me servira de referencia.
ResponderExcluirAinda estou com duvidas, quanto a elaboração e de como devo fazer. Mas amei seu trabalho e me servira de referencia.
ResponderExcluirObrigado, ajudou a turma toda a entender.
ResponderExcluirmuito obrigada,ajudou muitíssimo...
ResponderExcluirDEUS te abençoe querida!!!
Que bacana seu projeto. Tirou dez? Clareou bastante sobre o meu projeto de estágio. Obrigado
ResponderExcluir