domingo, 30 de dezembro de 2012

Textos para o início das aulas



1º-TEXTO:DIA, SEMANA, O ANO

      A duração do dia é de, aproximadamente, 24 horas.
      Estamos considerando um dia o tempo em que a Terra dá uma volta completa em torno de si mesma, originando o dia e a noite, no seu movimento de Rotação.
      Uma semana tem a duração de 7 dias.
      Domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado são os dias da semana.
      Um mês tem 30 ou 31 dias. O mês de fevereiro é uma exceção: tem 28 ou 29 dias.
      Doze meses ou 365 e 6 horas é a duração de um ano.
      Esse período é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, fazendo o movimento de translação.
      De 4 em quatro anos acontece um ano bissexto. Ele tem 366 dias e neste ano, o mês de fevereiro tem 29 dias. Isso acontece porque sobram 6 horas por ano, dando origem a mais um dia a cada quatro anos.

1º bimestre= 2 meses
1º trimestre= 3 meses
1º semestre= 6 meses
1º qüinqüênio= 5 anos
1º década= 10 anos
1º século= 100 anos

Atividades:
Complete o calendário abaixo:
·         Estamos no ------------------------------mês do ano.
·         Estamos no mês de ----------------------------------.
·         O mês de fevereiro tem --------------dias----------.
semanas------------quinzenas e--------feriados----.
·         1º semana tem ------------------------------dias-----.
·         1º quinzena são------------------------------dias----.
·         4 semanas são--------------------------------dias----.
·         O mês de fevereiro tem------------------domingos,
------------sábados, ------------------segundas-feiras,
-----------quintas- feiras, -----------sextas-feiras.
·         O 1º dia da semana é o ---------------------------e o
último dia da semana é o ---------------------------.
·         No mês de fevereiro teremos----------dias de aula.
·         Nós iniciamos no dia-------------de fevereiro, -----
--------feira.



2ºHISTÓRIA DA ESCRITA

      Muitas vezes, queremos que uma idéia ou pensamento dure mais que o tempo de um abraço, de um gesto ou de uma fala. E queremos que alguém seja conhecido por alguém que está longe de nós. Por isso foi inventada a escrita.
      Logo o homem pré-histórico aprendeu a usar a escrita para contar fatos e acontecimentos. No começo, a escrita era bem simples. Geralmente eram desenhos chamados de hieróglifos.
      Um dia, descobriram uma forma mais simples ainda: era o alfabeto. O nosso alfabeto nasceu do alfabeto grego.
      Quando a escrita foi inventada, os homens usavam alguns materiais para escrever, como pedras e metais. Imagine como era difícil cunhar as palavras no rocha, tudo ficou mais fácil quando os egípcios descobriram uma planta chamada papiro. Eles fizeram o pergaminho e começaram a escrever nele com tintas feitas de plantas.
Hoje é muito fácil encontrar a escrita em quase todos os lugares. Temos papel, tinta, máquinas que escrevem etc. o mais importante da escrita é que quando  escrevemos, sabemos que alguém vai ler.
Responda:
1) Por que o homem pré-histórico aprendeu a usar a escrita?
2) No começo como era a escrita?
3)Pergaminho é:
(  ) uma planta
(  )um papel
(  )um tipo de escrita
4)Por que é importante a escrita?
5)A escrita de hoje é igual a de antigamente? Justifique.
6) Vocabulário:
Hieróglifos:
Alfabeto:
Cunhar:
Papiro:
Pergaminho:


3º-O PRIMEIRO DIA DE AULA

      Após o ditado, soou a campainha:
      - Vamos garotada! Quero todos em fila, com as mãos para trás. Agora vamos para o recreio!- Diz Dona Florisbela.
      No caminho, Pedrinho observa tudo com muita curiosidade.
       A escola é bem grande, mas sombria. Os móveis estão velhos e quebrados, as paredes estão sujas e descascadas, os corredores estão pichados e rabiscados.
      No caminho para o banheiro, a professora aguardou na porta, sempre avisando:
      -Não se esqueçam de puxar a descarga!
      Ao sair do banheiro, Pedrinho disse:
      - Professora, a descarga não funciona!
      Menino danado, já estragou a descarga do banheiro?
      Pedrinho tentou se explicar, mas a professora já estava no pátio, bem à frente dos alunos, observando a  fila.
      A cantina também estava escura e fria. A cantineira foi logo dando as ordens:
      -É proibido deixar restos de merenda no prato! Quem não estiver com vontade de comer, é só avisar!
      Pedrinho espichou o pescoço para dentro do caldeirão e viu um pouco de macarrão boiando naquela água vermelha.
      - Não quero não, Dona. Todas as vezes que mamãe faz sopa com colorau eu passo mal com dores na barriga.
      - menino chato esse Pedrinho! Prepare-se Florisbela, esse garoto esquentou a cabeça da Zilda no ano passado. Ele não tem limites. Tem sempre uma pergunta a fazer ou uma resposta na ponta da língua. A Zilda quase deu bomba nele!

INTERPRETAÇÃO E ESCRITA:
1)Quais são os personagens do texto?


2) Após soar a campainha, avisando sobre o horário da merenda, o que ordenou Dona Florisbela?


3)O que Pedrinho observou a caminho da cantina?


4)O que a professora ordenou às crianças assim que chegaram ao banheiro?


5)Ao sair, o que Pedrinho disse à professora?


6) O que a cantineira ordenou às crianças, assim que elas chegaram à cantina?     





4º-Aula de produção de texto: “contar a história e depois pedir para que eles produzam um texto.
·        Para os marinheiros franceses, eles acreditam que todos os personagens das histórias moram num grande poço, o poço das histórias. Nesse poço os personagens vivem em perfeita harmonia. Eles vão levando sua vida à espera de que alguém os chame para que suas histórias é alguém que sabe como girar a manivela desse poço para trazer à tona todos esses personagens com suas surpresas e encantamentos. Mas o contador só consegue girar a manivela se vocês o ajudarem.
Então: quando eu disser CRIC, vocês dirão CRAC
           Quando eu disser MISTICRIC, vocês dirão MISTICRAC
          Quando eu disser DECLIC, vocês dirão DECLAC
Vamos lá:
CRIC – CRAC/ MISTICRIC – MISTICRAC/ DECLIC- DECLAC- E agora a manivela gira...gira...era uma vez....

O SURRÃO MÁGICO

Era uma vez uma menina que costumava brincar quase todos os dias no fundo do quintal, perto de uma cachoeira. Ela tinha um anel de ouro que ganhou de sua madrinha de batismo.
Enquanto ela brincava, ela tinha muito cuidado com o anel, deixando-o em cima de uma pedra. A fim de conservá-lo sempre novo.
Uma vez ela foi brincar e esqueceu o anel e só lembrou à noite quando já estava deitada.
Imediatamente ela chamou sua mãe e contou-lhe o acontecido.
Sua mãe disse: “amanhã cedo você vai lá e pega o anel”.
A menina disse: “eu vou pegá-lo agora, amanhã ele terá sumido”.
“Agora você não pode ir, é muito perigoso, uma menina não deve sair de casa à noite”.
Disse-lhe a mãe que não conseguiu convencê-la.
Enquanto sua mãe estava dormindo, a menina se levantou e foi em busca do anel.
Assim que ela chegou perto do anel e estendeu a mão para pegá-lo, ela foi agarrada por um desconhecido, que a colocou dentro de um saco surrado.
Embora ela gritasse ninguém a socorreu, pois todos dormiam. Já passava da meia noite e naquela época, naquela cidadezinha, todos dormiam cedo.
No dia seguinte o homem saiu de casa cedo, levando a menina dentro do saco.
Ele bateu na porta de uma casa e a senhora que o atendeu perguntou o que ele queria. Ele lhe disse que aquele saco era encantado e que ele cantava.
A senhora disse-lhe que não acreditava. Então ele disse: “canta ,canta, meu surrão, senão te bato com o bordão.”
Em seguida eles escutaram uma voz cantando:
“Nesse surrão me puseram...
Nesse surrão morrerei...
Por causa do anel de ouro...
Que lá na fonte eu deixei....
A mulher ingênua caiu na história e deu-lhe algum dinheiro pelo momento mágico.
O enganador saiu dali muito contente e já sonhava em ficar rico com aquele  golpe.  Foi para outras cidades enganando as pessoas, dizendo que o surrão era encantado. Mas, de pois de muito tempo, já não sabia qual a cidade onde tinha pegado a menina.


Acabou voltando para cidade da menina. Reuniu um monte de gente na praça e começou o espetáculo.
– Venham, venham, venham ver o surrão encantado, falo para ele cantar e ele canta.
-Canta canta meu surrão, senão te bato com meu bordão.
Em seguida eles escutaram uma voz cantando:
“Nesse surrão me puseram...
Nesse surrão morrerei...
Por causa do anel de ouro...
Que lá na fonte eu deixei....
A madrinha da menina reconheceu a voz, e foi contar para a mãe da menina. A mãe da menina teve a idéia de convidar o enganador para almoçar, e disse a palavra mágica, vinho, como ele gostava de vinho, logo aceitou.
Quando ele chegou, colocou o surrão encostado no canto e foi almoçar, comeu e bebeu muito, até cair no sono.
A mãe da menina aproveitou que o homem caiu no sono  e foi abri o surrão, sua filha saiu do surrão e se escondeu  dentro do armário.
Sua mãe foi de porta em porta pedindo tudo de mais fedorento e nojento que tivesse nas casas das pessoas, para colocar dentro do surrão, para que o enganador não desconfiasse que a menina tinha sido tirada lá de dentro.
Na casa de dona Maria, ela pegou ovo podre.
Na casa do senhor João ela pegou uma frauda suja.
Na casa da Iracema, ela pegou batata podre. E foi pegando até encher o surrão.
Chegou em casa e colocou o surrão no mesmo lugar.
Quando o enganador acordou, pegou o surrão e foi para praça para fazer seu espetáculo.
– Venham, venham, venham ver o surrão encantado, falo para ele cantar e ele canta.
-Canta canta meu surrão, senão te bato com meu bordão.
-Canta canta meu surrão, senão te bato com meu bordão.
E nada do surrão cantar. Ele foi ficando tão nervoso, que acabou batendo no surrão. O surrão rasgou e foi fralda suja bem encima da cabeça de um careca, e foi porcaria para todo lado. Dizem as pessoas que estavam lá, que o enganador está correndo até hoje com medo do careca.


                                               





5ºHISTÓRIA DO LÁPIS 

Como surgiu o lápis?
Os povos do mundo antigo usavam pincéis ou canetas feitas com penas de ganso. Até que, em 1564, na Grã-Bretanha, uma tempestade derrubou uma grande árvore, deixando suas raízes expostas. Mas, além dos blocos de terra, havia entre as raízes uma substância negra e brilhante, fácil de raspar com as unhas. Era uma “fatia” de uma mina de grafita. Os pastores locais passaram a usar pedaços dessa substância para marcar suas ovelhas. Logo as varetas de grafita já estavam sendo vendidas aos comerciantes, que as utilizavam na marcação de suas mercadorias.
Claro que as primeiras varetas de grafita tinham suas imperfeições: sujavam as mãos e quebravam-se à toa. O problema foi resolvido enrolando-se um cordão em torno da vareta e desenrolando-o à medida que a grafita ia se gastando.
Em 1761, um artesão da Alemanha, que também era químico nas horas vagas, misturou grafita em pó a substâncias como enxofre, antimônio e resinas. O resultado disso foi a modelagem de varetas bem mais resistentes do que a grafita pura.
Tempos depois, os franceses acrescentaram argila à grafita, cozinhando a mistura num forno. Desse processo, nasceu a vareta mais rígida do mundo. Só faltava um invólucro mais apropriado.
Willian Monroe, um marceneiro norte-americano, venceu mais esse obstáculo. Construiu uma máquina capaz de produzir ripas de madeira estreitas e padronizadas, com cerca de 15 cm a 18 cm de comprimento. Em cada ripa era feita uma espécie de pequena canaleta onde se colocava o cilindro fino de grafita moldada. Depois colava-se as duas partes da madeira, ajustando-as em volta da grafita. Assim nasceu o lápis moderno.
O lápis usado atualmente, com o comprimento padronizado de 18 cm, pode desenhar uma linha de 55 Km de extensão e escrever uma média de 45 mil palavras.

COMO surgiu o lápis. Jornal Curitibinha, Curitiba, v.5, fev. 1999.

Enumere os parágrafos:

Vocabulário:

Procure no dicionário o significado:
expostas -
substância -
rígida -
invólucro -
padronizado -

Leitura e interpretação

1) Buscando informações também nos textos anteriores, explique
como os povos antigos escreviam.

2) Antes da descoberta da grafita, que materiais eram usados para
escrever?

3) Como o homem descobriu a grafita e o modo de usá-la?

4) Como os pastores e os comerciantes utilizavam a grafita? O que
aconteceu em 1761?

5) Observe os personagens do texto. Como cada um deles contribuiu
para o desenvolvimento do lápis?
- Willian Monroe;
- os franceses;
- o artesão alemão.

6) O que se faz com um lápis?

7) Como são os lápis atualmente?

8) Como nasceu o lápis moderno?

9) Enumere, na seqüência dos acontecimentos:
( )os comerciantes compravam varetas de grafita para marcar
suas mercadorias.
( ) os pastores usavam a substância achada entre as raízes
da árvore para marcar suas ovelhas.



6ºHISTÓRIA DO PAPEL

            O papel foi inventado na China há mais ou menos 2.100 anos. Os chineses colocavam cascas de amoreira ou bambu no água. Depois que elas amoleciam, eram batidas até virarem uma pasta. Com essa pasta, eles faziam folhas lisas e finas.
            Por volta do século XII, os espanhóis conheceram o papel. Depois a idéia se espalhou por toda a Europa. No final do século XVII, o papel veio para a América.
            Gutemberg foi o primeiro a mecanizar a impressão.
JEAN, George. A escrita, memória dos homens. Ed. Objetiva. 2002. p.80 e 96.
1-O país no qual o papel foi inventado foi:
(  ) China
(  ) Brasil
(  ) Paraguais

2-Como os chineses faziam o papel?

3-Em que século os espanhóis conheceram o papel?

4-Depois que o papel ficou conhecido em toda Europa, ele veio para:
(  ) a África
(  ) a América
(  )a Ásia

5- Quem foi o primeiro homem a mecanizar a  impressão?


7ºESCRIBAS OS MESTRES DA ESCRITA

            Os escribas eram os responsáveis pela distribuição dos bens da lavoura e dos rebanhos entre os cidadãos que não produziam comida. Com o tempo, isso foi lhes dando um poder imenso, principalmente porque só eles sabiam decifrar os registros.
            No Egito, como na Mesopotâmia, saber ler e escrever era, ao mesmo tempo, privilégio e poder. Os escribas eram os mestres da escrita e por isso, os mestres do ensino. O ensino era apreendido pela escrita.
            Eles desdobravam o rolo de papiro com a mão esquerda e enrolavam-no com a direita, à medida que o papiro era coberto com inscrições. Trabalhavam muitas vezes sentados, com o papiro preso entre os joelhos sobre seu avental. Para desenhar os símbolos, eles usavam uma varinha de caniço de 20 centímetros. A tinta preta era composta de uma mistura de pó de fuligem e água, junto com goma-arábica para fixar.

O FASCINANTE mundo do antigo Egito. Egitomania, São Paulo: Planeta, v. 2, 1997.

1-Qual era a responsabilidade dos mestres de ensino?
R= a responsabilidade dos mestres eram, distribuir os bens da lavoura e do rebanho entre os cidadãos que não produziam comida.

2-Por que os escribas eram vistos como mestres?
R=os escribas eram vistos como mestre do ensino e o ensino era aprendido pela escrita.

3-O poder que os escribas tinham, eram devido a que fator?
R=o poder que os escribas tinham era devido ao fato de só eles saberem decifrar os registros.

4-Como é vista, nos dias atuais a questão “saber ler e escreve”?
R= nos dias atuais a questão de saber ler e escrever é visto, não mais como privilégios de poucos, pois qualquer pessoa pode aprender, é só querer.

5-Por que é importante dominar a leitura e a escrita?
R= é importante dominar a leitura e a escrita, porque nos dias de hoje, até para se localizar é preciso saber ler, para se comunicar é preciso saber escrever, carta ou e-mail, etc.

6-Que material o escriba usava para fazer seus registros? O que registravam?
R= O material que os escrivãs usavam para registrar era o papiro, onde era desenhado os símbolos utilizando uma varinha de caniço de 20 centímetros, com uma tinta preta composta de uma mistura de pó fuligem e água, junto com goma-arábica para fixar.

7-Como fazemos hoje os registros do que é de nosso interesse e necessidade?
R= hoje registramos o que é de nosso interesse e necessidade em: documentos registrados em cartórios ou notas fiscais, cadernos, agendas, computadores, etc.

8-Invente um símbolo para cada letra do alfabeto:
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z



























9-Agora, usando os símbolos que você inventou escreva:
*Seu nome:
*o nome de seu colega:
*Uma palavra que comece com a letra M.
*A palavra alfabeto
*a palavra escrita.


8ºO ALFABETO:

O  A é um amor
O B é uma beleza
O C é carinho demais
O D é uma doçura
O E é um encanto
O F eu vou falando
O G lembra girassol
O H o hino vou cantar
O I me faz imaginar
O J eu vou jogar
O L eu vejo a lua
O M chamo mamãe
O N não me deixa não
O O eu acho ótimo
O P lembra pequeno
O Q eu quero você
O R é radiante
O S o sol que brilha
O T gosto de tudo
O U eu digo útil
O V vejo você
O X é o xale Xadrez
O Z é o Zumbido da abelha
Clélia Márcia



            Há três letras que antigamente não faziam parte do alfabeto, mas com a reformulação da gramática brasileira, agora elas também são letras oficiais dos nosso alfabeto, e são elas: K, W e o Y que passaram a integrar definitivamente o nosso alfabeto.
            Segundo a nova gramática o nosso alfabeto ficou assim:
A –B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

1-Quantos versos tem a poesia “ O alfabeto”.
R= a poesia o alfabeto tem 23 versos.

2-Qual é o nome da autora da poesia?
R= a autora da poesia é Clélia Márcia.

3-Pesquise em revistas e jornais cinco palavras que iniciem com k, w, y, z. copie as palavras encontradas no seu caderno.
R=as palavras que eu encontrei foram:



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