domingo, 30 de dezembro de 2012

Textos para início das aulas de matemática



1º HISTÓRIA DOS NÚMEROS:
Pense um pouco: em que situações nós observamos a presença dos números:
*placas
*embalagens
*endereços
*dinheiro
*documentos
*telefone

Conhecendo os números egípcios.
            Há muitos anos, na região onde é o Egito, os homens moravam em cavernas e faziam marcas nas paredes para lembrar de acontecimentos importantes e para registrar quantidades: os animais caçados, os inimigos vencidos, as luas (que correspondiam às semanas) que faltavam para começar a colheita, os peixes pescados, etc.
            As quantidades registradas eram muito pequenas. Por isso, bastavam poucos símbolos.
            Mas, com o passar do tempo, esses símbolos tornaram-se insuficiente, e foi preciso inventar outros para representar grandes quantidades. O sistema numérico dos egípcios está entre os sistemas de numeração mais antigos encontrados pelos pesquisadores.
           
NÚMEROS EGÍPCIOS
 sis egipcio.png



 
           

1)Complete com os nossos números: Faça os desenhos e depois componha os números.










2)Escreva usando símbolos egípcios.

a) 12=
b)40=
c)111=
d)22=
e)22=
f)315=
g)1001=


2ºNÚMEROS ROMANOS
            O sistema numérico dos romanos surgiu aproximadamente 4 séculos antes de Cristo. E ainda hoje, usamos esses símbolos nos nomes de rei e papas; em certos relógios; nos capítulos de livros; para se referir aos séculos.
            Os romanos usavam os seguintes símbolos para representar os números:
VALOR
SÍMBOLO
1
I
5
V
10
X
50
L
100
C
500
D
1.000
M
            Existem algumas regras para representar qualquer quantidade com esses símbolos.
            *Os símbolos I, X, C, M são os únicos que podem ser repetidos até no máximo três vezes, seus valores são somados.
I I = 1+1=2
I I I = 1+1+1=3
X X = 10+10=20
C C C = 100+100+100=300
M M = 1.000+1.000= 2.000
M M M = 1.000+1.000+1.000= 3.000
            *Quando um ou mais símbolos são colocados a direita de outro símbolos de maior valor, são acrescentados a este.
X I = 10+1=11
C X V = 100+10+5=115
C L = 100+50= 150
M C C X X X = 1.000+100+100+10+10+10=1.230
            *Os símbolos I, X e C quando colocados à esquerda de outros símbolos de maior valor, são subtraídos destes.
I V = 5-1 = 4
X C = 100-10 = 90    
C D = 500 – 100 = 400
C M = 1.000 – 100 = 900
            *A subtração apresenta algumas restrições:
Os símbolos V, L e D não podem ser subtraídos:
-O I só pode ser subtraído de V e X.
-O X só pode ser subtraído de L e C.
-O C só pode ser subtraído de D e M.

1)Represente com símbolos romanos os números indicados abaixo:
a) 31= X X X  I =10+10+10+1
b)47= X L V I I = 50-10=40+5+1+1
c)125=C X X V = 100+10+10+5
d)308=C C C V I I I =100+100+100+5+1+1+1
e)19=X I X = 10+10-1
f)63=L X I I I = 50+10+1+1+1

2)Transforme cada numeral romano em numeral arábico.
a)M M M = 1.000+1.000+1.000= 3.000
b)X V I = 10+5+1= 16
c)M D C = 1.000+500+100=1.600
d)I X = 10-1= 9
e)C X L V= 100+50-10+5= 145

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