PROJETO CÍRIOS
IDEALIZADORA: LUSINETE APARECIDA RIBEIRO VENTAJA E LUZIMAR LUZIA RIBEIRO DONDA
COORDENADORA: LUZIMAR LUZIA RIBEIRO DONDA
Introdução
Nos dias
atuais, com tantos estímulos exteriores a escola, como: vídeo game, computador,
internet, facebook, esse projeto vem com o intuito não somente de estar
estimulando, incentivando, valorizando e socializando os alunos, mas também, de
ter uma interação maior com os mesmos. Visto que, o projeto Círios vem de
encontro aos anseios dos alunos contemporâneos.
Objetivo
Valorizar
o aluno de modo a estar estimulando cada vez mais seus estudos e esforços, pois
com esse projeto, há mudanças de ideias, conceitos e comportamento. É pensado
no “ como ensinar para favorecer a aprendizagem”, de modo que interaja mais com
o aluno dentro da escola e em sua casa, podendo estar até interagindo com
seus pais.
Metodologia
No
início de cada mês é feito uma planilha, constando o dia de aula e também
espaço para que seja colocado o conteúdo trabalhado em cada dia, nessa tabela
há o nome de todos os alunos. No final de cada atividade o caderno do aluno é
vistado e anotado nessa planilha como atividade terminada, isso é feito todos
os dias. Caso o aluno tenha terminado a atividade ele pode ajudar o colega,
isso também gera pontos extras.
Caso não
tenha tido tempo suficiente para terminar essa atividade, poderá ser vistada
dentro do mês que foi dada.
No final
desse mês é feito o fechamento dos pontos de cada aluno.
Quem faz
todas as atividades tem o máximo de 50 de nota Quem faz o total geral, só é
utilizado o calculo para classificação no quadro das estrelinhas, onde serão considerados
os pontos de atividades terminadas, ajudas, tarefas e diminuindo dessa
pontuação as faltas e comportamento.
Outra
dinâmica utilizada para favorecer a ascensão de todos os alunos na
classificação do quadro das estrelinhas é a formação de duplas, no intuito de
que um aluno seja o espelho do outro, de modo que haja a socialização dos
alunos facilitando a solidariedade e alcançando com isso a aprendizagem de modo
mais homogêneo, mas não se esquecendo da individualidade de cada aluno.
Depois
de saber o resultado é feito a tiragem das estrelas do painel uma a uma pelos
alunos e depois uma a uma vai sendo colocada em seu local de classificação,
esse processo é utilizado para que o aluno tenha consciência que tanto ele tira
de um lugar, como coloca onde ele quiser e com isso estimulando o querer
colocar cada vez mais no alto, pois a classificação é algo que o aluno pode
mudar.
Sempre
no primeiro mês do ano é tirado a foto de todos os alunos na hora de colocar as
estrelinhas, e no final do ano também é feito esse processo, para que eles
possam fazer um paralelo de onde estavam e até onde chegaram.
Nos outros
meses é feito a tiragem de fotografias somente dos alunos que mais se
destacaram no mês.
Essas fotos
tanto do primeiro mês como dos meses seguintes são postadas no facebook e
também no blog, ensinoaprendiz.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário