domingo, 9 de outubro de 2011

A DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA




Dados da Aula: Sobre a diversidade da população brasileiro

 A aula será aplicada aos alunos do 5ºC da professora: Luzimar Luzia Ribeiro Donda, período vespertino. A idealizadora do plano de aula.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na lingüística.
  • Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação
Duração das atividades
2 dias com atividades variadas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber o que é diversidade e miscigenação.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
 Fazer uma reflexão sobre a diversidade da população brasileira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

A diversidade da população brasileira aparece nas características culturais como a língua, a religião,a música, os hábitos alimentares e também nas características físicas das pessoas, como a cor da pele, dos cabelos, estatura etc.
Dos portugueses herdamos nossa língua oficial. No entanto, nossa língua portuguesa não é falada da mesma forma por toda a população. Há diferenças regionais que aparecem, por exemplo, no sotaque das pessoas.
Os sotaques são explicados pela influência de povos diversos. Além dessa diferenciação nos sotaques, na língua portuguesa falada no Brasil, encontramos muitas palavras de origem indígena e africana.
Muitos e diferentes povos indígenas habitavam nosso território antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. Cada grupo vivia com sua organização social, tradições, crenças, línguas e costumes. Os indígenas influenciaram hábitos da população não-indígena, tais como banhar-se todos os dias e até várias vezes ao dia, usar redes e consumir mandioca.
Aproximadamente 4 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar como escravos no Brasil, entre os séculos XVI e XIX. Eles influenciaram muitos aspectos da cultura nacional, tais como a música, a religiosidade, a dança e a culinária.
Grande parte da população brasileira é formada por imigrantes ou descendentes destes. A imigração para o Brasil se deu principalmente entre meados do século XIX e XX, quando vieram europeus (portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros).
Nas últimas décadas, têm entrado no Brasil imigrantes coreanos, chineses, nigerianos, angolanos, bolivianos, peruanos, colombianos, entre outros. Depois dos portugueses, os italianos formaram o grupo mais numeroso de imigrantes estabelecidos no Brasil.
Durante muito tempo se acreditou que a “mistura” de povos, num mesmo território, fazia do nosso país uma democracia racial, isto é, um país sem racismo, onde todos são tratados da mesma forma e têm as mesmas oportunidades, independentemente de sua origem étnica. No entanto, já foi comprovado que em nosso país há um racismo disfarçado contra negros e índios, levando grande parte da população a não reconhecer sua própria origem.
1)Onde aparece a diversidade do povo brasileiro?
2)O que herdamos dos portugueses?
3)Nossa língua sofre a influência de quais povos?
4)Quais os hábitos que adquirimos dos índios?
5)Quantos africanos vieram da África para serem escravos no Brasil?Em que século isso aconteceu?
6)Quando começou a haver a imigração de outros países para o Brasil? De que países vieram os imigrantes?
7)O que você acha do racismo em um país como o Brasil, onde todos somos originados de várias misturas, como: índio, negro, português, etc. Qual é a sua opinião?
8)Leitura de tela de Tarsila do Amaral, que representa a diversidade do povo brasileiro.
2º atividade – Depois de ser discutido as diferenças existente na população brasileira. Os alunos serão divididos em grupos de cinco alunos onde seram questionados sobre a presença da diversidade das características físicas em sala de aula, fazendo relação com a diversidade que deu origem ao povo brasileiro.
Alunos Cor do cabelo Tipo de cabelo Cor dos olhos Cor da pele


























3º Atividade: Depois dessa atividade, os alunos faram a releitura da tela de Tarsila do Amaral, “Os Operários”, primeiramente em seus cadernos de desenho, utilizando colagem de cabeças de pessoas diferentes que encontraram em jornais e revistas. Posteriormente será feita uma releitura maior, onde serão utilizadas as fotos dos alunos do 5º C para representar a diversidade dos alunos, não se esquecendo de fazer relação com a diversidade do povo brasileiro.
4º atividade: Nesse segundo momento os alunos seram organizados em grupos com cinco  componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um,  como:  alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família de cada um.  Nesse sentido, eles fazem uma lista do que é comum a todos do grupo e das diferenças.   Professor, leia previamente o texto “Cultura brasileira e culturas brasileiras” de Alfredo Bossi, acesso no site:
http://www.ufrgs.br/cdrom/bosi/bosi.pdf
Alunos Culinária Vestuário Religião Dança Música






























5º atividade: Será feito uma redação referente ao tema estudado, nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade. Essa atividade será feita em grupos de cinco alunos.
6º atividade: discutir sobre a miscigenação:  Pessoas de outros países vêm se unindo ao povo Brasileiro e  desse encontro cultural se ocasiona uma miscigenação.
 O que é miscigenação:
A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais.
Poucos países no mundo passaram pela rica interação de diferentes raças e etnias tanto quanto o Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miscigena%C3%A7%C3%A3o
Os alunos seram divididos em grupos de cinco componentes para que seja discutido suas origens e semelhanças entre si.
A descendência dos alunos do 5º C
Alunos descendência Negros Portugueses Índios Outros europeus






























7º atividade: Descoberto a descendência de cada aluno, deverá ser feito uma pesquisa para saber qual é os alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume dos povos que lhe deram origem.
Exemplo: Italiano
Povo
Alimentação típica
Vestuário típico
Religião
Festas típicas
Italiano



Avaliação
Os alunos conseguiram fazer a relação entre a diversidade da sala do 5º C, com a diversidade cultural do povo brasileiro, entendendo e identificando as semelhanças e diferenças entre as características físicas, culturais, da língua do povo brasileiro. Não se esquecendo que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação.

3 comentários: