quinta-feira, 5 de setembro de 2013

4º PARTE: PROJETO REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA USADO incompleto

15º ATIVIDADE: DEMOSNTRAÇÃO DOS MALEFÍCIOS DO ÓLEO DE COZINHA USADO TANTO NO SOLO COMO NA ÁGUA. MOSTRANDO QUE A MELHOR ESCOLHA É A PRESERVAÇÃO, POIS É UMA “QUESTÃO DE CIDADANIA MANTER O QUE É NOSSO, O NOSSO BEM ESTAR”.(Revista Agrinho).


NESSA PONTO AS CRIANÇAS JÁ TINHAM CONSCIÊNCIA DOS MALES QUE O ÓLEO DE COZINHA USADO PODE PROVOCAR NA NATUREZA, MAS AINDA FALTAVA DEMONSTRAR FISICAMENTE ESSES EFEITOS NEGATIVOS QUE ESSE RESÍDUO PODE PROVOCAR, ENTÃO TIVE A IDEIA DE DEMOSNTRAR ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA, ESSES PREJUIZOS AO MEIO AMBIENTE.  SEGUE A BAIXO, AS INSTRUÇÕES.
OBJETIVO INICIAL: Demonstrar a germinação do grão de feijão em uma terra fértil, regada com água, uma vez ao dia. E a outra observação era para verificar a possibilidade da germinação do feijão em uma terra contaminada, com óleo de cozinha usado. Além da germinação, seria verificado o impacto dessa poluição nos lençóis freáticos.

EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA: (texto descritivo)
Material utilizado por cada aluno:
·         Quatro copinhos de café usado
·         Dois copinhos de café, de terra de boa qualidade
·         Um circulo de papel com um buraco no meio,  para tampar os lençóis freáticos, impedindo a entrada do mosquito da dengue.
·         Duas siringas, sendo uma para regar com água e outra para regar com óleo usado.
Modo de fazer
Antes de começar a experiência, o feijão será deixado de molho na água por quatro horas para facilitar a germinação. Feito essa etapa, o feijão será plantado em copinhos  de café, que já foram utilizados na aplicação de flúor, ou seja estamos reciclando. Depois de plantado será colocado outro copinho em baixo, ficando um copinho em cima, representando a plantação e o de baixo, representando os lençóis freáticos. Será feito dois plantios de feijão, no primeiro será utilizada água para regar o feijão. E vamos verificar qual a influência desse plantio regado com água, nos lençóis freáticos, ou seja nos rios subterrâneos. O segundo plantio de feijão será regado primeiro com óleo usado e depois com água, isso será feito para verificar a poluição dos lençóis freáticos, com óleo de cozinha usado. No decorrer dos dias as experiências serão verificadas, para constatar as mudanças que houverão ou não, mas mesmo assim todas serão anotadas em uma ficha de acompanhamento diário (segue logo à baixo), para que no final do processo, possamos verificar se houve a germinação no copo que foi regado com óleo de cozinha e também se houve a contaminação dos lençóis freáticos, com o óleo que foi jogado na plantação.
Fonte: Luzimar Luzia Ribeiro Donda 27/05/2013
1)Esse texto é:
(  ) informativo  (  )Narrativo    (  )descritivo

2)Qual será o material utilizado para fazer a experiência?

3)O que se espera saber ao final da experiência?

4)Coloque na ordem correta:
(  )colocar terra no copinho
(  )deixar de molho o feijão
(  )plantar o feijão no copinho
(  )fazer furinhos no fundo do copinho
(  )colocar o circulo de papel entre os dois copinhos para
(  ) regar com água.
(  )anotar todas mudanças que ocorrerem no processo de germinação.

5)Quem foi a autora da experiência, em que dia foi escrito?

CADA ALUNO RECEBEU UMA FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA EXPERIÊNCIA, TODOS OS DIAS ELES DEVERIAM ANOTAR TODAS AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM COM AS DUAS EXPERIÊNCIAS, CASO NÃO TENHA OCORRIDO NENHUMA MUDANÇA, TAMBÉM DEVERIA SER ANOTADO.

Experiência Científica para verificar tanto a germinação quanto a poluição dos lençóis freáticos, ou seja, rios subterrâneos.
Início da experiência  ___/____/____
Alunos (a):________________________________________________________________________

DIA
PLANTIO RAGADO COM ÁGUA
PLANTIO REGADO COM ÁGUA E ÓLEO



























9º




10º




11º




12º




13º




14º




15º






PREPARAÇÃO PARA O CULTIVO

























































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