quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROJETO CÍRIOS



PROJETO CÍRIOS
IDEALIZADORA: LUSINETE APARECIDA RIBEIRO VENTAJA E LUZIMAR LUZIA RIBEIRO DONDA
COORDENADORA: LUZIMAR LUZIA RIBEIRO DONDA

Introdução

Nos dias atuais, com tantos estímulos exteriores a escola, como: vídeo game, computador, internet, facebook, esse projeto vem com o intuito não somente de estar estimulando, incentivando, valorizando e socializando os alunos, mas também, de ter uma interação maior com os mesmos. Visto que, o projeto Círios vem de encontro aos anseios dos alunos contemporâneos.

Objetivo

Valorizar o aluno de modo a estar estimulando cada vez mais seus estudos e esforços, pois com esse projeto, há mudanças de ideias, conceitos e comportamento. É pensado no “ como ensinar para favorecer a aprendizagem”, de modo que interaja mais com o aluno dentro da escola  e  em sua casa, podendo estar até interagindo com seus pais.

Metodologia

No início de cada mês é feito uma planilha, constando o dia de aula e também espaço para que seja colocado o conteúdo trabalhado em cada dia, nessa tabela há o nome de todos os alunos. No final de cada atividade o caderno do aluno é vistado e anotado nessa planilha como atividade terminada, isso é feito todos os dias. Caso o aluno tenha terminado a atividade ele pode ajudar o colega, isso também gera pontos extras.
Caso não tenha tido tempo suficiente para terminar essa atividade, poderá ser vistada dentro do mês que foi dada.
No final desse mês é feito o fechamento dos pontos de cada aluno.
Quem faz todas as atividades tem o máximo de 50 de nota Quem faz o total geral, só é utilizado o calculo para classificação no quadro das estrelinhas, onde serão considerados os pontos de atividades terminadas, ajudas, tarefas e diminuindo dessa pontuação as faltas e comportamento.
Outra dinâmica utilizada para favorecer a ascensão de todos os alunos na classificação do quadro das estrelinhas é a formação de duplas, no intuito de que um aluno seja o espelho do outro, de modo que haja a socialização dos alunos facilitando a solidariedade e alcançando com isso a aprendizagem de modo mais homogêneo, mas não se esquecendo da individualidade de cada aluno.
Depois de saber o resultado é feito a tiragem das estrelas do painel uma a uma pelos alunos e depois uma a uma vai sendo colocada em seu local de classificação, esse processo é utilizado para que o aluno tenha consciência que tanto ele tira de um lugar, como coloca onde ele quiser e com isso estimulando o querer colocar cada vez mais no alto, pois a classificação é algo que o aluno pode mudar.
Sempre no primeiro mês do ano é tirado a foto de todos os alunos na hora de colocar as estrelinhas, e no final do ano também é feito esse processo, para que eles possam fazer um paralelo de onde estavam e até onde chegaram.
Nos outros meses é feito a tiragem de fotografias somente dos alunos que mais se destacaram no mês.
Essas fotos tanto do primeiro mês como dos meses seguintes são postadas no facebook e também no blog, ensinoaprendiz.blogspot.com. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário