sábado, 31 de agosto de 2013

3º PARTE: PROJETO, REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADA DO ÓLEO DE COZINHA USADO

9º ATIVIDADE: DESTINAÇÃO CORRETA DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

FOI REALIZADO A PRIMEIRA COLETA PELA EMPRESA: BIOÓLEO BRASIL
MÊS DE MAIO - 210 LITROS DE ÓLEO USADO- ARRECADADO: 105,00 REAIS



























APÓS A PRIMERIA COLETA, COMEÇAMOS A PEDIR A COLABORAÇÃO DO COMÉRCIO, (PRÓXIMO À ESCOLA).  ATRAVÉS DA AUTORIZAÇÃO PARA COLAR CATAZES, COM O INTUÍTO DE QUE SEUS CLIENTES, VENDO SOBRE O PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA, OS MESMOS COMEÇASSEM A DAR A DESTINAÇÃO CORRETA DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

10º ATIVIDADE: ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO FORA DA ESCOLA
DIVULGAÇÃO NOS COMÉRCIOS DO BAIRRO: ZONA SEIS
LIVRARIA E PAPELARIA ALFA












MERCADO SIMÃO

LOJA DE MÓVEIS E ELETRO ELETRODOMÉSTICOS BLASZAK













MERCADO PLANALTO














NESSE MERCADO, TIVEMOS A AUTORIZAÇÃO NÃO SÓ DE COLAR OS CARTAZES, COMO TAMBÉM, DE FAZER A DIVULGAÇÃO DIRETAMENTE COM SEUS CLIENTES, ENTÃO, ALÉM DE ENTREGARMOS OS BILHETES INFORMATIVOS, ENTREGAMOS A RECEITA DE SABÃO CASEIRO, QUE SERIA UMA OUTRA FORMA DE REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

PROJETO – A REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA USADO - PROFESSORA: LUZIMAR, 5ºC vespertino.
ECO-PONTO DE RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA USADO: ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA USUY OHI  - FONE: 3637-2887

RECEITA DE SABÃO CASEIRO:
3 LITROS DE ÁGUA
6 LITROS DE ÓLEO USADO E FILTRADO
1 KG DE SODA
1 VIDRO DE DETERGENTE
1 COPO DE SABÃO EM PÓ
1COPO DE AMACIANTE

1º-COLOCA A ÁGUA, O AMACIANTE, O SABÃO EM PÓ O DETERGENTE E MEXER.
2º-NO SEGUNDO PASSO, COLOCAR O ÓLEO USADO E MEXER NOVAMENTE.
3º-POR ÚLTIMO COLOCAR A SODA E MEXER POR 40 MINUTOS.
RECEITA DE SABÃO LÍQUIDO

1QUILO DE SODA BEL
4 LITROS DE ÓLEO
10 LITROS DE ÁGUA
1 LITRO DE ÁLCOOL
COLOQUE O ÓLEO O ÀLCOOL, A ÁGUA E DEPOIS A SODA.  MEXA ATÉ OBTER UMA MISTURA HOMOGENIA.
Obs.: Depois de pronto ele endurece um pouco, podendo ser acrescentado mais água para obter um líquido mais fino.









11º DEMONSTRAÇÃO DA REUTILIZAÇÃO CASEIRA DO ÓLEO DE COZINHA USADO, NA FABRICAÇÃO DE SABÃO EM PEDRA.

PROFESSORA: LUZIMAR FABRICANDO O SABÃO PARA SER UTILIZADO NA DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO, TANTO DOS ALUNOS COMO DE SEUS PAIS.



ESSA RECEITA DE SABÃO RENDE NOVE QUILOS

ESSA SENHORA APROVOU A RECEITA DE SABÃO DE PEDRA. “gostei muito dessa receita por ser fácil de fazer e ter poucos ingredientes.” ( Dona Antonia, moradora da Zona 02)

12º ATIVIDADE: DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO BAIRRO DO CIANORTINHO

MERCADO SANTA ROSA













MERCADO DO LUIZ













13º ATIVIDADE: COLETAS EM RESIDÊNCIAS

MORADORES DA ZONA SEIS
















ESSE SENHOR É UM EXEMPLO DE
RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE, MESMO NÃO SABENDO ONDE DESTINAR O ÓLEO USADO, ELE CONTINUOU ARMAZENANDO EM GARRAFAS PET. GRAÇAS AO PROJETO, AGORA ELE SABE ONDE DEVE MANDAR O ÓLEO DE COZINHA USADO, NESSE DIA FORAM RECOLHIDOS, SÓ NESSA RESIDÊNCIA, 28 LITROS DE ÓLEO USADO.



MORADORES DO BAIRRO CIANORTINHO







NESSA RESIDÊNCIA ENCONTRAMOS MORADORAS QUE REUTILIZAM O ÓLEO DE COZINHA USADO, NA FABRICAÇÃO DE SABÃO CASEIRO. AJUDANDO ASSIM, A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.


14º ATIVIDADE: QUADRO DO INCENTIVO
APÓS ESSA ETAPA, FOI IDEALIZADO O QUADRO DO INCENTIVO, PARA VALORIZAR OS QUE TRAZEM O ÓLEO USADO PARA ESCOLA, AO INVÉS DE JOGAR NA PIA DA COZINHA.

PROJETO DE REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA USADO
SEJA UM CIDADÃO CONSCIENTE
NÃO JOGUE O ÓLEO DE COZINHA USADO NA PIA DA COZINHA
FAÇA O CERTO: TRAGA PARA A ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA USUY OHI, ONDE DAREMOS A DESTINAÇÃO CORRETA.


 ANTES DE SER COLADO O PAINEL DO INCENTIVO NO REFEITÓRIO, OS ALUNOS DO 5º C, PASSAM SALA POR SALA, PARA VALORIZAR OS ALUNOS  QUE ESTÃO CONTRIBUINDO COM O PROJETO E AJUDANDO COM ISSO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.



NO MÊS DE MAIO 210 LITROS COLETADOS
OS ALUNOS QUE AJUDARAM O MEIO AMBIENTE ESSE MÊS FORAM:
PRÉ: GEISY- JEAN EDUARDO-LUCAS MOLÃO
1º ANO: PEDRO HENRIQUE
2º ANO:RAPHAELA
4º ANO:ANA GABRIELA - JOÃO-  RENATO- GABRIELA
5º ANO: ANNA CLARA- DANIELI- ELLEN- FÁBIO- GABRIEL B. - JAMILLY- 
JOAB - LARISSA- MATHEUS - MARIA ANDRADE- MARIA SILVA
O MEIO AMBIENTE AGRADECE, OBRIGADA.

NO PAINEL É COLOCADO A FOTO DE TODOS QUE COLABORARAM COM O PROJETO NO MÊS DA COLETA.






2º PARTE: PROJETO REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

7º ATIVIDADE: CONFECÇÃO DE CARTAZES, PARA SEREM COLADOS NA ESCOLA E NO COMÉRCIO.

 




















8º ATIVIDADE: DIVULGAÇÃO DO PROJETO PARA O RESTANTE DA ESCOLA:

Os alunos do 5º C utilizaram os cartazes, para estar explicando e conscientizado os outros alunos, sobre os males de jogar o óleo de cozinha usado, na pia da cozinha e em outros locais impróprios. Mostrando uma nova opção, que é trazer o óleo de cozinha usado para escola, pois assim, estará dando a destinação correta desse resíduo e ajudando a preservar o meio ambiente e ainda, gerando renda para escola.
  


















APÓS O TERMINO DAS APRESENTAÇÕES. HOUVE A ENTREGA DE BILHETES PARA OS DEMAIS ALUNOS

BIBLHETE:
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA USUY OHI- ED. INF. E ENSINO FUNDAMENTAL
FONE: 3637-2887
Senhores pais ou responsáveis:
Informamos que o 5º ano C da professora Luzimar está dando continuidade ao projeto: “A reutilização e destinação do óleo de cozinha usado,” por isso, estamos efetuando uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado, visto que a escola é um Eco ponto de recolhimento. Pedimos a sua colaboração enviando o óleo dentro de garrafas pet, para que possamos estar utilizando a renda com a venda desse óleo de cozinha usado a favor da escola, e com isso também, favorecendo nossos alunos.                                                                                                                                                             
Atenciosamente: A direção
E PARA OS PROFESSORES, FOI ENTREGUE UMA FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE COLETA: (SEGUE A BAIXO O MODELO)


ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA USUY OHI
PROJETO: “A REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADA DO ÓLEO DE COZINHA USADO
IDEALIZADORA E COORDENADORA: PROFESSORA, LUZIMAR
TURMA 5º VESPERTINO
DADOS DA TURMA, ONDE ESTÁ SENDO REALIZADA A COLETA
PROFESSORA (O):
TURMA E SÉRIE:
DIA/MÊS/ANO
ALUNO
QUANTIDADE EM LITROS






















































1º PARTE: PROJETO REUTILIZAÇÃO E DESTINAÇÃO ADEQUADA DO ÓLEO DE COZINHA USADO

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Identificação:

Nome: Luzimar Luzia Ribeiro Donda

Endereço:

CPF:           

RG:

Telefone


Cidade:Cianorte-Paraná                                    

CEP:87.200-000

Escola: Escola Municipal Lídia Usuy Ohi

Endereço: Rua Henrique Dias, nº 211

Bairro: Zona 06





RESUMO DA EXPERIÊNCIA

O projeto vem para esclarecer que antigos hábitos, podem ser mudados com conscientização. Vamos abordar o conteúdo sobre a poluição, por óleo de cozinha usado. Pelo simples hábito, algumas pessoas jogam o óleo fora, pela pia da cozinha, esse óleo vai parar no nosso esgoto, que além de entupir as tubulações, polui de forma arrasadora a água e o solo.
A reciclagem do óleo de cozinha tem inúmeras utilidades, como a produção de biodiesel para motores a diesel, produção de sabão, detergente e ração animal, podendo ser fonte de renda para comunidades carentes e reduzindo os impactos ambientais. Aqui em Cianorte já existe a empresa de reciclagem de óleo, Bioóleo Brasil, que o utiliza na fabricação de biodiesel, e existe também os Eco-pontos, responsáveis pela destinação adequada desse resíduo.
A escola é um local que se preocupa com o conhecimento, e acredita que através do conhecimento é capaz de modificar atitudes e conceitos. Com essa ideologia foi escolhido esse tema: “Reutilização e destinação adequada do óleo de cozinha usado”, visto que, através da conscientização poderemos modificar atitudes e conceitos que não estão fazendo bem ao meio ambiente, contaminando a água e o solo. Temos que cuidar para que essa água seja apropriada não só para os que vivem nela como para os que vivem dela. Essa água não pode estar poluída, pois assim não será possível consumi-la.
Devido ao tema ser de suma importância para a continuidade da vida dos seres vivos, pois ninguém consegue sobreviver sem a água. Esse projeto vem para esclarecer que não basta só saber, mas, que devemos ser atuantes no que achamos ser o correto a fazer, que no caso é fazer a destinação e reutilização do óleo usado de forma a preservar o meio ambiente.

Introdução

O óleo usado jogado no terreiro das residências acaba por contaminar os lençóis freáticos. Que como consequência desse erro inicial, acaba por contaminar rios e lagos, etc. Essa contaminação leva a morte de milhares de peixes e outros seres vivos que necessitam tanto desse alimento como da água para viver.
Quando não dado a destinação correta, acaba acarretando um impacto ambiental enorme, visto que, o óleo pode contaminar tanto a água como o solo.
 Alguns estudos apontam que a cada litro de óleo jogado pela pia da cozinha, ralos e outros, podem contaminar até um milhão de litros de água. Esse um milhão de litros de água equivale ao consumo de uma pessoa pelo período de 14 anos. Sem contar que cada família gera em torno de 1,5 litros de óleo de cozinha por mês, aproximadamente.
 A reciclagem do óleo de cozinha tem inúmeras utilidades, como a produção de biodiesel para motores a diesel, produção de sabão, detergente e ração animal, podendo ser fonte de renda para comunidades carentes e reduzindo os impactos ambientais.
Aqui em Cianorte já existe a possibilidade de dar a destinação e a reutilização correta do óleo de cozinha usado, o que falta, mas, o projeto vem para somar esforços para mudar, através da conscientização é mostrar para pessoas, os males que o óleo provoca no meio ambiente e as possibilidades de reaproveitamento, como o caso do sabão que pode ser feito em casa e do biodiesel que é fabricado na empresa Bioóleo Brasil.
Um local de recolhimento fica na Escola Municipal Lidia Usuy Ohi, que se responsabiliza por  recolher esse óleo da comunidade escolar. O próximo passo é o recolhimento desse óleo, pela empresa Bioóleo Brasil, que fica responsável pela reutilização.

Objetivos


O objetivo do projeto é de conscientizar os alunos e a comunidade cianortense, de que podemos fazer o certo, ou seja, mostrando que o óleo de cozinha usado é um resíduo que pode ser reaproveitado, para fabricar novos produtos. Aqui em Cianorte as possibilidades de reaproveitamento são a fabricação de sabão e de biodiesel. Esse projeto vem para esclarecer que podemos ajudar o meio ambiente e ainda obter renda com a venda do óleo de cozinha usado, pois a empresa que faz o beneficiamento paga 0,50 R$ o litro de óleo usado. A outra possibilidade que é a fabricação de sabão pode ajudar a diminuir as despesas domésticas. Todos ganham e o meio ambiente ainda mais.

Descrição das atividades realizadas

1º ATIVIDADE- Para que os alunos conhecessem um pouco mais sobre o projeto que o Agrinho desenvolve nas escolas. Começamos as atividades com a leitura de uma revistinha do Agrinho e posteriormente produzindo uma nova história, na própria revista. Visto que a revistinha escolhida faz as crianças pensarem estrategicamente, como poder chegar até o tesouro. Com o nosso projeto sobre a Reutilização e Destinação Adequada do Óleo de Cozinha Usado, também esperamos conquistar um tesouro, que é a conscientização das pessoas sobre o melhor a ser feito para que haja a preservação do meio ambiente.


2º ATIVIDADE - Pesquisa realizada com os alunos do 5º C, para verificar, como era feito a destinação do resíduo, óleo de cozinha usado, por sua família. Cada criança recebeu esse bilhete que segue abaixo.

Escola Municipal Lídia Usuy Ohi
Projeto da Professora Luzimar: A Reutilização e destinação adequada do óleo de cozinha usado.
Objetivo da pesquisa: Conhecer o hábito das famílias que tem filhos que estudam na Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, em relação à destinação do óleo de cozinha usado.
a)Quantas pessoas moram em sua casa?_____________________________
b)Quantas vezes por semana aproximadamente a família come alimentos fritos?__________________________________________________________
c)Onde a mãe, o pai ou avó joga óleo de cozinha usado nas frituras?
(  ) no quintal     (  )na pia da cozinha     (   )no lixo da cozinha   (  )faz sabão 

A partir dessa pesquisa deu para perceber que:
30% das mães jogam na pia da cozinha
30% no lixo da cozinha
40% fazem sabão ou doam para alguém fazer.

3º ATIVIDADE: TEXTO DISSERTATIVO

Importância da água

Sabendo que a água é um recurso precioso, precisamos preservar. Uma das maneiras de estar cuidando da boa qualidade da água é estar evitando o despejo do óleo de cozinha usado dentro da pia da cozinha, da patente e no terreiro, visto que, o óleo contamina tanto a água como o solo.
O óleo jogado na pia da cozinha entope os encanamentos, vai para o esgoto atrapalhando o tratamento da água, por conta do resíduo.
Esse óleo pode acabar parando nos rios e lagos. Como ele não se mistura por ser mais leve que a água, acaba se acumulando na superfície.  Gerando uma barreira que dificulta a entrada da luz do sol e a oxigenação da água.
Comprometendo assim, a base da cadeia alimentar, pois, com pouco oxigênio na água, os peixes acabam morrendo e em consequência o ser humano ficar sem o peixe para comer e também sem uma água de qualidade para beber, visto que, o óleo contamina a água, ficando imprópria para o consumo.
Um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água, nem sempre podemos deixar de comer, por exemplo, aquela batatinha frita, mas podemos modificar o destino que damos ao óleo após fritar a batata.
Aqui em Cianorte temos uma empresa que recolhe o óleo para ser utilizado na fabricação de biodiesel. Temos a Escola Municipal Lídia Usuy Ohi que é responsável por receber esse óleo usado e fazer a destinação a essa empresa. A Empresa BIOÓLEO BRASIL, repassa para escola 0,50R$, por litro de óleo usado.
O óleo de cozinha pode ser utilizado para fazer além do biodiesel, o sabão, detergente, ração de animal.
Texto dissertativo: professora, Luzimar
Referência:
GIL, Ângela Bernardes de Andrade. Porta Aberta: ciências, 5º ano.  1º edição- São Paulo-2008. Editora: FTD S.A.
1)Qual é o tipo de poluição que foi falada no texto?

2)Quais os prejuízos que a poluição do óleo de cozinha usado, acarreta ao meio ambiente?

3)Qual é a destinação inadequada do óleo de cozinha usado?

4)Um litro de óleo pode contaminar quantos litros de água?

5)Quem são os responsáveis aqui em Cianorte, por dar a destinação adequada desse resíduo?

6)Quais os produtos citados no texto que são feitos  a partir do óleo de cozinha usado?

7)Encontre no caça palavras os tipos de resíduos recicláveis:
G
S
V
T
E
R
B
O
C
A
P
Resíduo reciclável
A
T
R
D
T
H
J
A
I
L
O
Garrafa pet.
R
P
L
A
S
T
I
C
O
U
L
Vidro
R
Q
D
F
B
X
T
L
O
M
A
Caixa
A
A
E
R
A
J
K
Y
E
Í
H
Borracha
F
U
I
P
K
L
M
C
L
N
C
Óleo
A
P
E
T
Q
W
C
V
Ó
I
A
Papel
E
A
G
B
H
U
I
R
L
O
R
Ferro
A
P
R
U
L
U
D
I
K
I
R
Cobre
F
E
R
R
O
I
G
H
L
O
O
Alumínio
E
L
T
I
V
E
A
E
U
Ç
B
Plástico
T
E
C
I
D
O
W
C
F
R
Ç
Tecido
________________________________________________________________________
























4º ATIVIDADE: GÊNERO TEXTUAL: CARTAZ

Descrição do texto contido no cartaz:
A reciclagem é uma das destinações mais econômicas e ambientalmente adequada para o lixo. Alguns dos materiais recicláveis são: papel, plático, metal, vidro, óleo e composto orgânico.
As pessoas devem se conscientizar do conceito dos 3 rs: Reduzir (por exemplo, evitar o desperdício, consumir só o realmente necessário, evitar comprar produtos com excesso de embalagens etc.); Reaproveitar (doar roupas, livros, brinquedos velhos para instituições de caridade etc.); e Reciclar (transformar algo que será jogado fora para fabricar um novo produto, exemplo: óleo de cozinha usado, que pode ser reutilizado para fabricar: sabão e biodiesel.)

1)O cartaz que você leu foi promovido pela ecóleo. Associação brasileira para sensibilização. Coleta e reciclagem de resíduos de óleo combustível.
a)O nome dessa associação é bastante significativo, considerando sua preocupação com o meio ambiente. Você é capaz de identificar duas palavras que formam o nome Ecóleo?
R= Eco, de ecologia e óleo
b)Em sua opinião, qual foi a intenção ao usar essas palavras para formar o nome da associação?
R= a palavra Òleo está associada a Eco( do grego oikos, que significa casa, domicílio, habitat.)sugerindo a importância de as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem (ecologia) não estarem comprometidas.
2)Copie os itens que expressam os objetivos desse cartas.
*informar sobre um assunto.
*Conscientizar a respeito de uma ideia.
*Descrever regras.
*Vender um produto.
*Divulgar uma notícia.
*Incentivar a reciclagem de óleo.
R= Informar sobre o assunto: conscientizar a respeito de uma ideia: incentivar a reciclagem de óleo.
3)O texto abaixo do título apresenta duas possibilidades de resposta para a pergunta: “Para onde vai o óleo que você joga fora?
a)Quais são as duas possibilidades de responder a essa pergunta?
R= 1º -ele vai para o ralo ou para o lixo
      2º- Ele é armazenado em garrafas e levado a postos de reciclagem.
b)Qual dessas possibilidades o anunciante espera que o leitor siga?
R=2º- Porque é mais vantajoso: o óleo é utilizado na produção de biodiesel, tintas, vernizes e sabão; gera trabalho e renda para a comunidade; preserva as águas e ajuda a salvar o planeta.
c)Quais são as principais desvantagens da outra opção?
R= A impermeabilização das fossas sépticas acarreta a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, comprometendo a alimentação e pondo em risco a vida aquática.
4)O cartaz defende a ideia de que o leitor deve fazer uma opção entre essas duas possibilidades. De que maneira as imagens contribuem para realizar a intenção desse texto?
R=A imagem maior mostra o ´poleo sendo despejado, referindo-se à pergunta presente no título. As imagens menores sugerem as duas possibilidades de despejar esse óleo: as fotos à esquerda mostram prejuízos ao homem e à natureza; as das direita mostram os benefícios da reciclagem.
5)Se você tivesse que fazer alguma alteração nesse cartaz, o que mudaria?
R=O posto de colheta mais perto de você fica na Escola Lídia Usuy Ohi, funciona de segunda a sexta feira de 7:30 ás 17:30.

5ºATIVIDADE: GÊNERO TEXTUAL: BILHETE


ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA USUY OHI- ED. INF. E ENSINO FUNDAMENTAL
FONE: 3637-2887
Senhores pais ou responsáveis:
Informamos que o 5º ano C da professora Luzimar está dando continuidade ao projeto: “A reutilização e destinação do óleo de cozinha usado,” por isso, estamos efetuando uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado, visto que a escola é um Eco ponto de recolhimento. Pedimos a sua colaboração enviando o óleo dentro de garrafas pet, para que possamos estar utilizando a renda com a venda desse óleo de cozinha usado a favor da escola, e com isso também, favorecendo nossos alunos.                                                                                                                                                             Atenciosamente: A direção
1)Qual é o objetivo principal do bilhete?
R: Informar aos pais e responsáveis que a Escola Municipal Lídia Usuy Ohi é um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Os mesmos devem colocar o óleo usado em garrafas pet e trazer para escola, onde será dada a destinação correta.

2)Se por acaso o bilhete for dado para uma pessoa da comunidade que não sabe o endereço da escola, qual é a informação que tem no bilhete  que ela poderá estar utilizando para encontrá-la?
R: O número do telefone, 3637-2887
________________________________________________________________________






















6º ATIVIDADE : PRODUÇÃO DE TEXTO ILUSTRADO